As técnicas de engenharia utilizadas no Contorno Viário de Florianópolis, que visam contribuir para a preservação ambiental, foram adotadas medidas como a redução do canteiro central, a construção de muros de contenção, estratégias de geotecnia e a implementação de túneis.
Essas técnicas permitiram a diminuição da supressão de aproximadamente 25 hectares de mata Atlântica.
Nos trechos em que não foi possível reduzir os impactos sobre a flora, a concessionária responsável pela obra desenvolveu planos de compensação ambiental.
Um desses planos beneficiou a Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça.
Nessa área, foram investidos R$ 4,6 milhões para reflorestar 350 hectares com mudas nativas.
Mais de 25 mil mudas de diferentes espécies foram plantadas, enquanto aproximadamente 56 mil exemplares de espécies exóticas foram removidos, contribuindo para a regeneração da restinga.
O pinus, uma espécie invasora, foi a mais encontrada, com mais de 30 mil unidades retiradas.