Reunião discute integração do transporte coletivo, mas Prefeitura de Palhoça não comparece

Foi realizada nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2020, a primeira reunião do ano para discutir o edital sobre a integração do transporte coletivo da Grande Florianópolis, entretanto a Prefeitura de Palhoça foi a única entre as nove prefeituras presentes que não enviou nenhum representante.

Na pauta da reunião estavam diversas ações ligadas aos critérios da integração que deve ser lançado ainda neste primeiro semestre de 2020. A comissão da Rede Integrada se reúne desde outubro de 2019 e é formada por representantes das prefeituras da Região Metropolitana e equipes da Superintendência da Região da Grande Florianópolis e do Observatório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina.

O grupo deve definir até o início de março como se dará a relação entre o Governo do Estado de Santa Catarina e as prefeituras, propondo os termos do contrato de programa, documento necessário para firmar a gestão associada do transporte coletivo.

O superintendente da Superintendência da Região da Grande Florianópolis, Matheus Hoffmann, garante que “as linhas intermunicipais serão responsabilidade do Estado, independente da vontade de Palhoça”. Matheus Hoffmann afirmou que vai se reunir com o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, nas próximas semanas, para conversar sobre a participação de Palhoça na discussão.

Em 2019, a Câmara Municipal de Palhoça aprovou a participação da cidade no projeto integrado, mas criou emendas que podem dificultar a implantação imediata do novo modelo de operação na cidade. Entre elas está a construção de corredores exclusivos para ônibus e a contrapartida do Governo do Estado de Santa Catarina em obras viárias e construção de terminais.

Participam do projeto de integração do transporte coletivo as cidades de Antônio Carlos, Águas Mornas, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara e Palhoça.

Leia também

Reunião técnica discute gestão compartilhada da Rede Integrada do Transporte da Grande Florianópolis

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para eduardo@grupopln.com.br.

One thought on “Reunião discute integração do transporte coletivo, mas Prefeitura de Palhoça não comparece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.