A Arteris informou que vai investir um total de R$ 3,7 bilhões até 2023 na construção do Contorno Viário de Florianópolis, a maior obra de infraestrutura de Santa Catarina, cujo objetivo é desviar o tráfego de longa distância do eixo principal da BR-101, administrada pela concessionária Arteris Litoral Sul.
O Contorno Viário de Florianópolis será um corredor expresso de 50 quilômetros, com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A Arteris possui trabalhos nos 36 quilômetros já aprovados pela ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) e aguardava autorização para atuar no trecho remanescente, o que foi concedido nesta terça-feira, dia 4 de agosto.
“O compromisso da Arteris é contribuir com o desenvolvimento do setor de infraestrutura do País, sendo que já foram investidos mais de R$ 23 bilhões na construção e modernização de nossas rodovias desde 2008. Buscamos a segurança dos usuários, a fluidez do tráfego e preservação de todo o ecossistema que engloba a concessão, com benefícios também à comunidade no entorno. A obra do Contorno será de extrema relevância para alavancar a economia brasileira, com a geração de empregos e dinamização de negócios, contribuindo para o crescimento do País no cenário atual”, ressalta André Dorf, presidente da Arteris.
Reequilíbrio econômico-financeiro
O início dos trabalhos nos 14 quilômetros remanescentes foi viabilizado pelo aval da Agência Nacional dos Transportes Terrestres ao projeto do trecho Sul A do Contorno Viário de Florianópolis. A aprovação é resultado de esforço conjunto da Arteris, Agência Nacional dos Transportes Terrestres e Ministério de Infraestrutura em processo acompanhado pelos representantes do Estado no Congresso Nacional e entidades locais.
O reequilíbrio econômico-financeiro se fez necessário para adaptar o projeto original do trecho Sul A do Contorno à atual realidade da Região Metropolitana de Florianópolis, cujo crescimento da área urbana demandou a alteração do traçado para segmentos de menor impacto socioambiental.
O reequilíbrio concedido pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres possui valor de cerca de R$ 1 bilhão. Além de aprovar o início das obras no trecho Sul A do Contorno Viário de Florianópolis, a agência reguladora também autorizou a abertura de 11,6 quilômetros de terceira faixa na BR-101, na região de Palhoça, assim como a construção da ponte marginal sul no rio Camboriú.
Ambos os projetos não estavam previstos no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul e são importantes para a mobilidade e o fluxo turístico na BR-101.
Com aprovação do reequilíbrio pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres, a tarifa básica de pedágio na Arteris Litoral Sul passa a custar R$ 3,00, após a publicação no Diário Oficial.
Alô, Santa Catarina! @ANTT_oficial autorizou a @Arteris_ALS a construir o Contorno Viário de Florianópolis. Com objetivo de desviar o tráfego de longa distância do eixo principal da BR-101/SC, R$ 3,7 bilhões serão investidos na obra, até 2023. Saiba mais: https://t.co/xlikKf365L pic.twitter.com/l8BVcaHFhG
— Ministério da Infraestrutura (@MInfraestrutura) August 5, 2020
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