Vereadores debatem novo plano viário em audiência pública com moradores da Zona Sul de Joinville

Trânsito
Imagem ilustrativa - Foto de Heorhii Heorhiichuk por Pexels.com

Na quinta-feira (29/06), foi realizada uma audiência pública na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Itaum, em Joinville, com o objetivo de discutir o Projeto de Lei Complementar nº 15/2023, que estabelece um novo plano viário para a cidade.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Urbanismo, Wilian Tonezi, e contou com a participação dos vereadores Tânia Larson, Lucas Souza, Claúdio Aragão e Luiz Carlos Sales, todos moradores da Zona Sul.

Durante a audiência, Tonezi apresentou informações sobre o plano atual, destacando que apenas 9,8% foram concluídos integralmente, 64% foram concluídos parcialmente e 26,2% não foram executados nos últimos 50 anos em que está em vigor.

O novo plano visa adequar a mobilidade da cidade à nova realidade demográfica, levando em consideração o aumento significativo da população.

O vereador ressaltou que o novo plano é uma visão geral e que projetos isolados precisam ser incluídos no texto, para possibilitar futuras viabilizações por meio de convênios ou financiamentos estaduais e federais.

Entre as propostas do novo plano viário estão a criação de novos corredores, alargamento de vias e construção de pontes na Zona Sul.

Além disso, o plano também prevê a definição de um novo uso para os trilhos do trem, considerados um obstáculo para os moradores da região, caso o contorno ferroviário seja implementado.

Essa foi a segunda audiência pública realizada pelos vereadores para discutir o PLC 15/23 com a população.

A primeira audiência foi direcionada aos moradores da Zona Norte, no bairro Jardim Iririú.

A deliberação do projeto ainda não tem data definida, pois o relator da Comissão de Urbanismo, Wilian Tonezi, pretende receber opiniões da população e realizar outras audiências públicas antes de tomar uma decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *