Vai pegar a estrada? Confira oito dicas de viagem segura

Você vai pegar a estrada? Neste post eu vou te dar oito dicas de viagem segura. Pois afinal de contas, a sua segurança está sempre em primeiro lugar.

Revisão preventiva

Providencie a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia.

Não esqueça de verificar a presença e estado dos equipamentos obrigatórios, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo.

Pausas para descanso

Programe paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora.

Previsão do tempo

Procure se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no site da instituição.

Atenção redobrada

Observe as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da rodovia sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.

Viagem segura

Foto de Craig Adderley por Pexels

Cinto de segurança

Use sempre o cinto de segurança. Este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Lei da Cadeirinha

Utilização de equipamentos obrigatórios de proteção de acordo com a idade da criança (bebê-conforto, poltrona de elevação e assento de elevação). Deve ser observado também os requisitos previstos no artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a respeito da autorização para viajar.

Planejamento da viagem

O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer e das condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.

Considerações finais

Eu espero que essas dicas de viagem segura pra você que vai pegar a estrada tenham sido úteis. Você tem alguma dica extra para compartilhar? Escreva abaixo nos comentários.

Emergência

Confira aqui os principais telefones de emergência em Santa Catarina.

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para contato@eduardopaulino.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.