Vai pegar a estrada? Confira oito dicas de viagem segura

Dicas de viagem segura

Você vai pegar a estrada? Neste post eu vou te dar oito dicas de viagem segura. Pois afinal de contas, a sua segurança está sempre em primeiro lugar.

Revisão preventiva

Providencie a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia.

Não esqueça de verificar a presença e estado dos equipamentos obrigatórios, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo.

Pausas para descanso

Programe paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora.

Previsão do tempo

Procure se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no site da instituição.

Atenção redobrada

Observe as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da rodovia sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.

Viagem segura

Foto de Craig Adderley por Pexels

Cinto de segurança

Use sempre o cinto de segurança. Este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Lei da Cadeirinha

Utilização de equipamentos obrigatórios de proteção de acordo com a idade da criança (bebê-conforto, poltrona de elevação e assento de elevação). Deve ser observado também os requisitos previstos no artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a respeito da autorização para viajar.

Planejamento da viagem

O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer e das condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.

Considerações finais

Eu espero que essas dicas de viagem segura pra você que vai pegar a estrada tenham sido úteis. Você tem alguma dica extra para compartilhar? Escreva abaixo nos comentários.

Emergência

Confira aqui os principais telefones de emergência em Santa Catarina.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.