Transporte intermunicipal volta a operar em Florianópolis

Nesta segunda-feira, dia 22 de junho de 2020, após cerca de 3 meses paralisado, o transporte intermunicipal voltou a operar em Florianópolis.

Desde bem cedo, a Guarda Municipal de Florianópolis, fiscalizou a lotação máxima permitida e o cumprimento de outras regras de prevenção ao coronavírus pelos ônibus que entravam na Ilha.

Eu acompanhei a programação da rádio CBN Diário, onde foram entrevistados os comandantes da Guarda Municipal de Florianópolis e o prefeito Gean Loureiro, que comentaram sobre o retorno do transporte intermunicipal. Leia abaixo.

Ricardo Pastrana

O subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana, disse que a fiscalização conferia se os ônibus intermunicipais vindos de outras cidades estavam cumprindo as regras sanitárias de Florianópolis.

“Desde as primeiras horas do dia, as equipes estavam fazendo fiscalização, as equipes atuavam na entrada da Ponte Hercílio Luz, abordando todos os ônibus de todas as empresas, para conferir se cumpriam o decreto municipal de lotação máxima de 40% e espaçamento dentro dos coletivos, não pode sentar ao lado de outra pessoa, somente um passageiro por banco e sentado próximo à janela”, disse Ricardo.

“Quando é constatada alguma infração, o relatório do ônibus é encaminhado para o núcleo de transportes da Prefeitura de Florianópolis, correndo o risco de suspensão. Caso aconteça de um ônibus com lotação acima de 40%, ele é impedido de entrar na cidade, é solicitado que a empresa mande um segundo ônibus pra sanar a irregularidade ou retorne para a cidade”, disse.

Ricardo foi questionado pelo âncora Mário Motta, se há algum entendimento entre as cidades da Região Metropolitana e a Guarda Municipal de Florianópolis para que os ônibus não lotem no meio do trajeto. O subcomandante disse que há contato frequente não somente com a Guarda Municipal das outras cidades da Grande Florianópolis, mas também com os guardas de trânsito, além disso ele ressaltou que os motoristas e cobradores devem agir como fiscais para que o coletivo não opere mais que 40% da lotação e solicitem à empresa enviar um segundo veículo.

Um outro ponto de fiscalização dos ônibus intermunicipais estava sendo feito na entrada do semáforo do acesso da Avenida Gustavo Richard para o Ticen (Terminal de Integração do Centro) e nos demais terminais da cidade a fiscalização estava sendo feita pela Guarda Municipal, além da fiscalização por videomonitoramento.

Ricardo disse que a fiscalização dos ônibus municipais também prossegue normalmente, na semana passada a corporação recebeu uma denúncia que um ônibus estava circulando com os vidros fechados, esse fato foi identificado e o motorista parou o coletivo, abriu as janelas e seguiu viagem.

No início da manhã, um ônibus intermunicipal da Jotur trouxe os passageiros, sentados nos bancos lado a lado, a Guarda Municipal pediu que metade descesse do coletivo e seguisse viagem pelas passarelas da Ponte Hercílio Luz.

Lembrando que os ônibus intermunicipais rodoviários que atendem o Terminal Rita Maria seguem suspensos por tempo indeterminado, de acordo com o Decreto Estadual do Governo do Estado de Santa Catarina.

Ivan Couto

O comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto, também comentou sobre este primeiro dia da volta do transporte intermunicipal.

“Equipes da Guarda Municipal estavam nos pontos de fiscalização na Ponte Hercílio Luz pra ver se os ônibus respeitavam as regras de Florianópolis. Florianópolis tem regras mais rigorosas, os municípios que não tenham regras rigorosas, tem que estabelecer as regras da capital, que são 40% da capacidade, uso de máscaras e uma pessoa sentada por banco, respeitando a distância”, disse o comandante.

“Hoje flagramos pontualmente duas situações onde dois ônibus que vinham de outros muncípios com lotação acima de 40%. Vou me reunir à tarde com o prefeito para saber o que fazer, se as empresas que não obedecerem as regras, sendo reincidentes, se haverá punição. Mas no geral, o balanço foi positivo”, disse.

“O primeiro fiscal é o motorista e o cobrador, em seguida os próprios passageiros”, complementou.

Gean Loureiro

No início da noite, o prefeito Gean Loureiro, disse que o transporte coletivo segue em avaliação e daqui duas semanas haverá um balanço se continuará da mesma forma ou se haverá alguma nova restrição ou aumento.

“Hoje o transporte intermunicipal levou cartão amarelo, duas linhas da Jotur teve super lotação, vindas de Palhoça, se as empresas intermunicipais não cumprirem as regras da capital, podem ser suspensas, hoje levou cartão amarelo, se não seguirem as regras e tiver abuso e irresponsabilidade pode ter suspensão”, disse o prefeito.

Horários dos ônibus intermunicipais

Assim como o transporte municipal da capital, o transporte intermunicipal também funcionará somente de segunda a sexta-feira.

Os novos quadros de horários do transporte coletivo intermunicipal devem ser consultados nos sites de cada empresa:

– Biguaçu
– Jotur
– Estrela
– Santa Terezinha
– Imperatriz

Siga o Mobilidade Floripa

Siga o Mobilidade Floripa nas redes sociais, para ficar por dentro das informações sobre a mobilidade urbana da cidade, estamos no Twitter e Facebook.

Mobilidade Floripa

A redação do Mobilidade Floripa é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Florianópolis e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadefloripa.com.br.

2 comentários em “Transporte intermunicipal volta a operar em Florianópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.