Transporte coletivo em Biguaçu, Palhoça e São José será retomado a partir de segunda-feira, dia 8

O transporte coletivo municipal e intermunicipal das cidades de Biguaçu, Palhoça e São José, na Região Metropolitana de Florianópolis, será retomado a partir de segunda-feira, dia 8 de junho de 2020.

As prefeituras de Biguaçu, Palhoça e São José definiram em conjunto algumas regras sanitárias para a retomada do transporte coletivo nas cidades.

Confira abaixo:

– Os ônibus vão circular de segunda a sexta-feira, com horário de sábado, aos sábados, com horários de domingo e aos domingos não circulam;
– A lotação máxima de passageiros será de 50% por veículo;
– Idosos acima de 60 anos não poderão embarcar, por serem do grupo de risco da Covid-19;
– O uso de máscara será obrigatório por passageiros e funcionários das empresas de ônibus;
– Dentro dos ônibus deverá ser respeitado o distanciamento social;
– As empresas devem disponibilizar álcool em gel 70% para os passageiros;
– Os ônibus devem circular com as janelas abertas e os alçapões de teto abertos e travados;
– Os ônibus precisam receber higienização diariamente e, após cada viagem, as superfícies de contato (direção, bancos, maçanetas, portas, catraca, corrimão, barras de apoio e outras) deverão ser higienizadas;
– Os funcionários das empresas de ônibus devem ser testados para a Covid-19;
– Os ônibus intermunicipais circularão entre as três cidades respeitando o limite territorial entre São José e Florianópolis, que mantém a proibição e prevê a retomada para o dia 17 de junho.

Biguaçu Transportes
Foto: Guilherme Fernandes Grinko
Palhoça

Como o transporte coletivo em Florianópolis tem previsão de retorno somente no dia 17 de junho, a Estação Palhoça permanecerá desativada e as linhas intermunicipais, entre São José, Palhoça e Biguaçu, continuam funcionando da mesma forma:

– Para se dirigir até Biguaçu, o morador de Palhoça utiliza a linha do seu bairro até o ponto de ônibus mais próximo na pista marginal da BR-101, onde aguarda o ônibus que vai até o destino final, e realiza o caminho inverso para voltar.

– Quem precisa ir até São José, também deve usar a linha do bairro até o ponto central da cidade (em frente ao Mercado Público) e ali aguardar o ônibus que o levará a cidade vizinha, pagando a diferença da passagem. O pagamento da viagem deverá ser efetuado, preferencialmente, através de cartão.

São José

O pagamento da tarifa nos ônibus deverá ser preferencialmente com cartão, mas será aceito também dinheiro, sem alteração na tarifa.

A linha do Diretão será disponibilizada pelas empresas Biguaçu, Estrela e Jotur com redução de rotas e horários até o dia 16 de junho. Clique nos links a seguir para conferir os horários: Estrela, Biguaçu e Jotur.

Ônibus Jotur Palhoça
Foto: Reinaldo Penhalves

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para eduardo@grupopln.com.br.

4 thoughts on “Transporte coletivo em Biguaçu, Palhoça e São José será retomado a partir de segunda-feira, dia 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.