Ônibus voltam a circular em Florianópolis nesta segunda-feira, dia 10

Após decreto do Governo do Estado de Santa Catarina liberar a volta do transporte coletivo na Grande Florianópolis, a Prefeitura de Florianópolis informou que os ônibus municipais voltam a circular em Florianópolis a partir da desta segunda-feira, dia 10 de agosto de 2020.

Os ônibus intermunicipais de Palhoça, Biguaçu, São José e outras cidades da Grande Florianópolis também voltam a circular na capital catarinense.

A Prefeitura de Florianópolis orienta que os passageiros devem estar atentos às mudanças em horários, trajetos, pontos de embarque e integrações. Alterações foram feitas visando otimização da frota de ônibus para um melhor atendimento aos passageiros.

Algumas viagens extras foram incorporadas na frota convencional para atender linhas de maior demanda, por exemplo (confira no final do post). Três novas linhas foram criadas para atender a região Norte da Ilha.

A administração municipal orienta os passageiros a planejarem com antecedência para evitar aglomerações nos pontos de embarque e terminais devido à pandemia de Covid-19.

Cartão Ônibus
Foto: Divulgação

As informações relacionadas às linhas de ônibus de interesse podem ser consultadas no aplicativo (para iOS e Android) ou site do Floripa no Ponto, pelo site do Consórcio Fênix ou pelo site da Prefeitura de Florianópolis.

As regras contidas no protocolo sanitário de prevenção à Covid-19 no transporte coletivo continuam em vigência. Todos os passageiros devem utilizar máscaras de proteção facial nos ônibus e terminais e quanto ao pagamento da passagem, será aceito somente o cartão pré-pago.

Os ônibus em Florianópolis vão circular apenas de segunda a sexta-feira e a lotação máxima de passageiros será de 40% por veículo.

O passageiro também pode fazer o check-in voluntário por QR Code nos ônibus, onde a pessoa aponta a câmera do celular no equipamento dentro do coletivo, faz o registro da sua presença, para que a vigilância epidemiológica possa contatar por ventura alguém que esteja contaminado, para que todos possam fazer o teste da Covid-19.

Confira as mudanças importantes nas linhas

164 Córrego Grande (via Poção) e 163 Córrego Grande: A linha 164 terá mais horários, a qual passará a atender também os passageiros que utilizavam a linha 163.

136 e 138 Volta ao Morro Saída Sul: Essas linhas farão integração com as demais linhas no Titri (Terminal de Integração da Trindade), ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Quem utiliza essas linhas sentido Centro pode ir até o Terminal de Integração da Trindade ou embarcar no ponto mais próximo desse terminal na Rua Professor Milton Roque Ramos Krieger ou no ponto da Rua Odilon Fernandes.

135 e 137 Volta ao Morro Saída Norte: Essas linhas farão integração com as demais linhas no Terminal de Integração da Trindade, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Os pontos de embarque que haviam na Rua Lauro Linhares foram modificados temporariamente e quem utiliza essas linhas no sentido UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) pode embarcar no ponto mais próximo do Terminal de Integração da Trindade na Rua Professor Milton Roque.

183 e 186 Corredor Sudoeste: Essas linhas tiveram seus nomes alterados para 183 Corredor Sudoeste (via Saco dos Limões) e 186 Corredor Sudoeste (via Túnel) e passam a operar com um novo itinerário e quadro de horários. Os passageiros que utilizavam a linha 153 Costeira do Pirajubaé serão atendidos pelas linhas 183 e 186.

660 Aracy Vaz Callado e 844 Bairro de Fátima: Essas linhas terão seus itinerários unificados, criando portanto, uma nova linha, a 844 Bairro de Fátima (via Aracy Vaz Callado), que passará a atender os passageiros que utilizavam a 660 e 844.

287 Rio Vermelho (via Vargem Grande): Linha nova que começa a operar oferecendo mais horários para os passageiros da Vargem Grande e uma opção mais rápida para o Rio Vermelho.

288 Circular Rio Vermelho e 289 Circular Vargem Grande (via Rio Vermelho): Novas linhas que vão operar oferecendo mais opções e horários para os usuários do Norte.

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para eduardo@grupopln.com.br.

14 thoughts on “Ônibus voltam a circular em Florianópolis nesta segunda-feira, dia 10

  • Pingback: Prefeitura de Biguaçu reativa rodoviária da cidade

  • 12 de agosto de 2020 em 23:43
    Permalink

    Hoje, 12 de Agosto, às 17:50 no TiCen, não tinha ninguém para fiscalizar a entrada das pessoas no ônibus. O 138 tinha uma grande fila e já dava para perceber que o ônibus ia lotar. O ônibus abriu as duas portas y lotou de vez. Logo o cobrador pediu para pessoas descerem. Ninguém desceu, e até o motorista ficou chateado. Depois 3 fiscais apareceram para impedir o ônibus sair. Demorou mais de 10 minutos para o fiscal sugerir colocar pessoas na frente do ônibus. Nesses minutos fiquei pensando… não tem ninguém para evitar que isso aconteça?, quem é o responsável de evitá-lo? Porque esperar que os usuários tenham que se organizar, se controlar e se policiar quando essa função corresponde à empresa de transporte? Porque não dar essa atribuição ao cobrador?, ele poderia supervisionar o ingresso dos usuários, já que ele sabe o número exato de pessoas permitidas para cada ônibus. E quando acontece a troca do motorista e cobrador, o cobrador entrante poderia estar organizando as filas, pois, com o ônibus com horários de domingo, ninguém quer ficar abaixo do ônibus. Eu acredito que a grande maioria dos usuários iam agradecer. Então, vamos contratar mais fiscais para garantir que ônibus não saiam lotados do terminal, ou vamos solucionar o problema antes que eles aconteçam?

    Resposta
  • Pingback: Circulação dos ônibus na Grande Florianópolis é retomada

  • 10 de agosto de 2020 em 19:05
    Permalink

    Os horários do ônibus Corredor Continente voltaram todos normal?

    Resposta
  • 10 de agosto de 2020 em 17:10
    Permalink

    Boa tarde
    Os ônibus que fazem Jurerê internacional, bem como
    Capoeira estão operando em qual horário mesmo!?
    Grata
    Katia Azevedo48 988663322

    Resposta
  • 10 de agosto de 2020 em 10:58
    Permalink

    A maioria das pessoas já perderam emprego, por falta de ônibus e pandemia etc. Agora ele coloca até linhas extras? As escolas fechadas. É o país invertido?

    Resposta
  • 9 de agosto de 2020 em 20:27
    Permalink

    Ta e quem nao tem cartao pre pago so usa dinheiro.como faz?

    Resposta
    • 9 de agosto de 2020 em 23:17
      Permalink

      Eleandro Alves, usa o dinheiro pra comprar o cartão, precisa desenhar?

      Resposta
    • 10 de agosto de 2020 em 11:06
      Permalink

      Eles manda descer do ônibus

      Resposta
  • Pingback: Circulação de ônibus municipais e intermunicipais na Grande Florianópolis segue suspensa

  • Pingback: Tribunal de Justiça nega volta dos ônibus em Florianópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.