Ônibus voltam a circular na Grande Florianópolis

Os ônibus do transporte coletivo, tanto municipal, como intermunicipal (vindos de cidades como Palhoça, São José e Biguaçu), voltaram a circular na Grande Florianópolis nesta segunda-feira, dia 10 de agosto de 2020.

O transporte coletivo estava suspenso desde o dia 20 de julho, está já é a segunda retomada durante a pandemia.

Desde as primeiras horas da manhã, os agentes da Guarda Municipal estavam posicionados (com barreiras sanitárias) em pontos estratégicos da cidade, como na Ponte Hercílio Luz, na Avenida Gustavo Richard e no Ticen (Terminal de Integração do Centro), para garantir o cumprimento das regras sanitárias estabelecidas no retorno do transporte coletivo.

Dentre as regras sanitárias a serem cumpridas estão:

– Uso obrigatório de máscaras por passageiros, motoristas, cobradores e demais funcionários do transporte coletivo;
Check-in voluntário por QR Code dentro dos ônibus que ajuda no controle do contágio da Covid-19;
– 40% de ocupação máxima dentro dos ônibus;
– Pagamento somente por cartão nos ônibus;
– Álcool em gel disponível nos ônibus;
– Distanciamento nas filas e dentro dos coletivos;
– Os ônibus vão circular somente de segunda a sexta-feira;

Outras regras sanitárias estabelecidas pela gestão municipal podem ser conferidas no “Guia Contra a Covid-19 no Transporte Coletivo“.

O prefeito Gean Loureiro esteve no CCO (Centro de Controle Operacional) monitorando os ônibus nessa segunda retomada do transporte coletivo.

Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, o prefeito disse que no Centro de Controle Operacional são monitoradas mais de 3 mil partidas por dia e 91 linhas de ônibus controladas individualmente. Dentro de cada coletivo há quatro câmeras embarcadas que permitem o controle em tempo real de todas as linhas da cidade.

“As câmeras nos ônibus servem para monitorar, ele não sai se não tiver ocupação de 40%, uso de máscara e distanciamento, a Central de Monitoramento tem contato direto com o cobrador e motorista, em caso de passageiro sem máscara eles são avisados”, disse o prefeito ao Bom Dia SC.

Transporte interestadual

Quanto ao transporte interestadual, ou seja, os ônibus vindos de outros estados como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, eles ainda não podem entrar em Florianópolis. A mesma decisão vale para o transporte intermunicipal rodoviário.

Câmeras térmicas

Gean Loureiro disse que foi iniciado um teste com câmeras térmicas (infravermelhas), onde será controlada a temperatura corporal e o uso de máscara de proteção, de quem chega no Ticen (Terminal de Integração do Centro).

O prefeito disse ao Bom Dia SC que as câmeras térmicas foram doadas por uma empresa catarinense. “Uma câmera térmica vai controlar a entrada no terminal, identificando a temperatura e o uso de máscara, está em fase de testes, nessa semana começa a funcionar de maneira efetiva”, disse o prefeito.

Quem tiver a temperatura acima de 37,8 graus, que é um dos sintomas da Covid-19, ainda serão criados protocolos para saber como abordar esses passageiros.

Check-in

Gean Loureiro também falou ao Bom Dia SC sobre o check-in por QR Code. “O check-in por QR Code é por onde a pessoa passa a câmera do celular dentro do ônibus, faz o registro da sua presença, para que a vigilância epidemiológica possa contatar por ventura se tiver alguém contaminado nos ônibus, para todos fazer o teste”, disse o prefeito.

Ônibus da saúde

O prefeito disse que os ônibus exclusivos para os profissionais da saúde não vão mais circular em Florianópolis, os profissionais devem utilizar o transporte municipal, que conta mais oferta de linhas.

Mudanças em algumas linhas

Algumas viagens extras foram incorporadas na frota convencional para atender linhas de maior demanda. Três novas linhas foram criadas para atender a região Norte da Ilha.

164 Córrego Grande (via Poção) e 163 Córrego Grande: A linha 164 terá mais horários, a qual passará a atender também os passageiros que utilizavam a linha 163.

136 e 138 Volta ao Morro Saída Sul: Essas linhas farão integração com as demais linhas no Titri (Terminal de Integração da Trindade), ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Quem utiliza essas linhas sentido Centro pode ir até o Terminal de Integração da Trindade ou embarcar no ponto mais próximo desse terminal na Rua Professor Milton Roque Ramos Krieger ou no ponto da Rua Odilon Fernandes.

135 e 137 Volta ao Morro Saída Norte: Essas linhas farão integração com as demais linhas no Terminal de Integração da Trindade, ampliando as possibilidades de deslocamento para quem está no terminal. Os pontos de embarque que haviam na Rua Lauro Linhares foram modificados temporariamente e quem utiliza essas linhas no sentido UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) pode embarcar no ponto mais próximo do Terminal de Integração da Trindade na Rua Professor Milton Roque.

183 e 186 Corredor Sudoeste: Essas linhas tiveram seus nomes alterados para 183 Corredor Sudoeste (via Saco dos Limões) e 186 Corredor Sudoeste (via Túnel) e passam a operar com um novo itinerário e quadro de horários. Os passageiros que utilizavam a linha 153 Costeira do Pirajubaé serão atendidos pelas linhas 183 e 186.

660 Aracy Vaz Callado e 844 Bairro de Fátima: Essas linhas terão seus itinerários unificados, criando portanto, uma nova linha, a 844 Bairro de Fátima (via Aracy Vaz Callado), que passará a atender os passageiros que utilizavam a 660 e 844.

287 Rio Vermelho (via Vargem Grande): Linha nova que começa a operar oferecendo mais horários para os passageiros da Vargem Grande e uma opção mais rápida para o Rio Vermelho.

288 Circular Rio Vermelho e 289 Circular Vargem Grande (via Rio Vermelho): Novas linhas que vão operar oferecendo mais opções e horários para os usuários do Norte.

As informações relacionadas às linhas de ônibus de interesse podem ser consultadas no aplicativo (para iOS e Android) ou site do Floripa no Ponto, pelo site do Consórcio Fênix ou pelo site da Prefeitura de Florianópolis.

Empresas de ônibus

Gean Loureiro também comentou sobre a situação das empresas de ônibus da Grande Florianópolis, já que no último sábado houve uma assembleia do sindicato que representa as empresas de ônibus, para discutir a proposta sobre prazos e salários durante a pandemia.

“A gente sabe que a situação financeira é muito difícil, todas essas restrições não trazem uma rentabilidade que dificulta até mesmo pagar salários, ticket alimentação, plano de saúde. A Prefeitura intermediou um acordo no início das atividades desde maio e garantiu esses pagamentos, a partir de agora aguardamos deliberação. Na reunião da semana passada com o ministro da Economia, Paulo Guedes, fechamos um acorso do que vai ser levado de proposta à Câmara Federal, deve deliberar amanhã o auxílio do Governo Federal para as empresas de ônibus para poder garantir a manutenção desses trabalhadores e a viabilidade não só de Florianópolis, mas de todas as cidades com mais de 200 mil habitantes terão esse suporte, nós estamos monitorando dialogando muito, para poder buscar esse equilíbrio contratual e garantir a prestação desse serviço, em muitos municípios as empresas já abandonaram o serviço, as prefeituras estão desesperadas sem saber como pode executar, estão buscando contratações emergenciais, com dificuldade dos empresários para oferecer isso”, disse.

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para eduardo@grupopln.com.br.

One thought on “Ônibus voltam a circular na Grande Florianópolis

  • 13 de agosto de 2020 em 11:34
    Permalink

    #B O L S O N A R O 2 0 2 2

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.