Com mais opções de busca e compra online, mercado rodoviário digital ganha competitividade no país

Uma série de fatores está tornando o mercado rodoviário cada vez mais atrativo para os viajantes no Brasil. De um lado, há o aumento dos preços das passagens de avião (que subiram 23,85% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a cobrança extra por bagagens e marcação antecipada de assentos, além da estagnação econômica do país, que faz com que os brasileiros reduzam gastos e busquem alternativas na hora de viajar.

De outro lado, o setor rodoviário acaba se valorizando também por estar cada vez mais digital, com facilidades para os passageiros na hora de procurar e comprar bilhetes online, a adoção do check-in online por várias empresas (sem precisar retirar a passagem no guichê da rodoviária), uma maior flexibilidade de promoções, além da disponibilidade de ônibus extras em feriados e datas especiais.

Além disso, o reajuste no custo das passagens foi muito menor na comparação com o aéreo nos últimos 12 meses: 9,51% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

O portal de metabusca de passagens BuscaOnibus, que concentra informações de mais de 200 viações do Brasil e Mercosul e é parceiro das principais agências online de viagem, notou um aumento médio de 22% nas conversões (intenção de compra) em maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A intenção de compra, explica o CEO e fundador do BuscaOnibus, José Almeida, se dá quando o usuário escolhe um horário de viagem e é direcionado para os portais parceiros que vendem as passagens.

Outro indicador destacado pela empresa é o grande crescimento da intenção de compras de passagens rodoviárias no trecho entre São Paulo e Salvador entre 1º de maio e 1º de julho: 440% no comparativo com o mesmo período de 2018.

Outros trechos entre capitais que apresentaram forte aumento na intenção de compras no BuscaOnibus neste período foram entre São Paulo e Porto Alegre (crescimento de 236%) e entre Brasília e São Paulo (alta de 202%).

A cada mês, são feitas cerca de 10 milhões de pesquisas sobre horários, trechos e preços de passagem no BuscaOnibus, portal pioneiro que está há 10 anos no mercado e que lançou uma versão em espanhol em função do aumento de demanda de usuários do Mercosul nos últimos anos.

Um exemplo dessa demanda latino-americana está no aumento da intenção de compra de passagens rodoviárias entre São Paulo e Santiago do Chile (um trecho de 3,2 mil quilômetros), que cresceu 750% entre 01.05 a 01.07 de 2019 frente ao mesmo período de 2018.

Ainda que menos de 10% das passagens rodoviárias sejam compradas online, o volume de buscas – e também de compra – pela internet tem crescido devido a outros fatores, como aponta o CEO do BuscaOnibus:

O mercado está mais maduro hoje para oferecer serviços online aos viajantes do que há 2 ou 3 anos, com mais ofertas, infraestrutura melhor dos veículos, que estão mais modernos e oferecem wi-fi durante todo o trajeto. Além disso, os terminais rodoviários costumam ficar nas regiões centrais das cidades, reduzindo o custo e tempo de deslocamento em comparação com alguns aeroportos do país”.

Confira os trechos que apresentaram o maior volume de conversões (intenção de compra) neste período, segundo dados da plataforma BuscaOnibus:

1) São Paulo – Santiago (Chile) – 750%
2) São Paulo – Salvador (BA) – 440%
3) São Paulo – Porto Alegre (RS) – 236,1%
4) Brasília – São Paulo – 202%

Mobilidade Floripa

A redação do Mobilidade Floripa é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Florianópolis e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.