Avenida Desembargador Ivo Silveira terá trecho interditado para obras

Ivo Silveira com General Eurico

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, vai iniciar nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, obras no sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz na cabeceira continental.

Por conta disso, trecho inicial de cerca de 290 metros da Avenida Governador Ivo Silveira, entre a saída da ponte e o entroncamento com a Rua General Eurico Gaspar Dutra, no Estreito, será interditado a partir da 1h da madrugada até o encerramento dos trabalhos, previsto para dezembro. A interdição vai alterar, principalmente, a rota do transporte coletivo.

O trecho passará por obras de urbanização. Nele, será feita drenagem, fresagem (raspagem) do pavimento asfáltico para substituição por paver (blocos de concreto intercravados), construção e recuperação de passeios (calçadas), ciclovia e iluminação.

Detalhe: a pista em paver será elevada, abaixo apenas cinco centímetros do nível do passeio, enquanto a ciclovia ficará no mesmo nível do passeio, de modo a priorizar os pedestres. Também está previsto dois locais para parada de ônibus, um destinado aos veículos urbanos, e o outro, para os de turismo.

A ciclovia em questão levará em conta o projeto de requalificação da Avenida Governador Ivo Silveira que, entre outras melhorias, prevê a implantação de uma rota cicloviária interligando a Avenida Beira-Mar de São José à esta importante via pública municipal, e agora, à Ponte Hercílio Luz.

Na cabeceira continental da ponte ainda será criado uma interseção entre a saída da ponte, a Rua Quatorze de Julho, a Avenida Governador Ivo Silveira e a Rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha.

Obras integram projeto mais amplo

As obras integram a primeira etapa do projeto viário e urbanístico do entorno da Ponte Hercílio Luz, que vai promover mudanças na mobilidade urbana da região e encontra-se em execução pela empreiteira PGC Engenharia de Obras desde o mês de setembro. Trata-se de um investimento no valor de R$ 3.238.854,22, cujas obras serão concluídas no dia 30 de dezembro.

A expectativa é a de buscar melhorar o sistema viário de acesso à ponte tanto no lado da Ilha quanto no do Continente. Para isso, sete vias públicas municipais do Centro e três do Estreito terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito.

Alteração no trânsito

Os ônibus e outros veículos de grande porte, que acessavam o trecho que será interditado, ao saírem da Ponte Colombo Salles, terão a opção de acessar a Avenida Governador Ivo Silveira passando por debaixo dos viadutos da própria Avenida Governador Ivo Silveira e da Avenida Engenheiro Max de Souza.

Por conta disso, algumas linhas terão trajeto alterado durante o período de interdição. São elas: 670 – Monte Cristo, 668 – Promorar Via Ivo Silveira e 760 – Morro do Geraldo. Ao saírem da ponte, as linhas seguirão direto para a Avenida Governador Ivo Silveira, sendo o primeiro ponto de parada em frente a empresa Viação Catarinense.

Já os motoristas de veículos pequenos e motociclistas poderão fazer o mesmo itinerário ou pegar a Rua Quatorze de Julho até o primeiro retorno antes do cruzamento da Avenida Governador Ivo Silveira com a Rua General Eurico Gaspar Dutra.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.