Nesta quinta e sexta-feira, está sendo realizado em Florianópolis, o Seminário de Túneis Rodoviários, edição especial sobre o Contorno Viário de Florianópolis. O evento técnico, promovido pelo Comitê Brasileiro de Túneis e pela ABMS, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia, tem como tema os túneis da obra.
O presidente da comissão organizadora do evento, Elói Ângelo Palma Filho, ressalta o diferencial do Seminário. “A ideia de falar apenas dos túneis do Contorno é para que a gente consiga passar por todas as fases de execução de um empreendimento deste porte, desde os estudos de viabilidade, licenças ambientais e contratos, até chegar nos sistemas de segurança e operação do túnel. Com esse formato, acreditamos que os participantes conseguem ter um overview completo sobre a execução de uma obra grandiosa como essa”, comenta.
A advogada do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Bruna Justi, foi a primeira palestrante do evento e resgatou o histórico da obra, relembrando como os quatro túneis duplos passaram a fazer parte do projeto e todos os desafios de licenciamento ambiental, desapropriações, gestão contratual e mitigação de riscos que foram vencidos até o momento.
Em seguida, o gerente de obras subterrâneas do Contorno Viário, Cláudio Kazuo, falou sobre a incorporação dos túneis no processo de concessão e o necessário reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
Depois disso, as palestras técnicas abordaram a elaboração dos projetos dos túneis, os desafios construtivos e a logística das instalações industriais para execução da obra.
Além da Arteris, técnicos do Consórcio Túneis Litoral Sul, composto pelas empresas Aterpa e J.Dantas, também palestraram sobre a obra.