Terceira faixa da Via Expressa no sentido Ilha é liberada

Entrega da terceira faixa da Via Expressa

A terceira faixa da Via Expressa, no sentido Ilha, foi liberada na manhã desta terça-feira, dia 18 de junho. Algumas alterações de trânsito aconteceram, como o reposicionamento do acesso à Via Expressa para quem vem dos bairros Vila Aparecida e Abraão.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, disse que melhorias na pintura das pistas devem ser feitas mas isso depende dos testes que serão feitos.

“Temos que acompanhar o comportamento dos ônibus no uso exclusivo da terceira faixa no sentido Ilha”, explicou o superintendente. A ideia é destinar esta via das 6h às 9h para ônibus e caminhões. Uma reunião está agendada nesta quarta-feira, dia 19 de junho, entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina e a Polícia Rodoviária Federal para definir o funcionamento desta operação e quando ela irá começar.

Uma nova obra para recuperação asfáltica da Via Expressa pode ser feita nos próximos meses. Isso depende de um aditivo ao atual contrato de R$ 3 milhões. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina não divulgou o prazo.

Faixa Via Expressa
Foto: James Tavares/Secretaria de Comunicação

Mudanças no trânsito

O acesso à Via Expressa para quem se desloca dos bairros Vila Aparecida e Abraão através da Rua São Cristóvão foi posicionado cerca de 200 metros antes. o antigo acesso foi bloqueado com “guard rail”.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto, a mudança vai reduzir o número de “furões”. “Muitos motoristas preferiam acessar a Via Expressa mais a frente passando por outros bairros. Agora é questão de se acostumar”, disse o comandante. Agentes da Guarda Municipal de Florianópolis orientavam os motoristas no local nesta terça-feira.

Outra mudança aconteceu no viaduto de Coqueiros. Antes, duas faixas davam acesso à Via Expressa. Agora somente uma faixa dá acesso. Este afunilamento vem causando filas neste início de semana.

Ivan Couto disse que a Guarda Municipal de Florianópolis vai fazer o acompanhamento e se as filas continuarem uma saída será estudada com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina.

Em média, cerca de 150 mil veículos costumam utilizar a Via Expressa diariamente.

Trânsito Via Expressa
Foto: James Tavares/Secretaria de Comunicação

As obras

Contratada para entregar as obras completas em um ano, a a empresa Vogelsanger, de Joinville, responsável pelos trabalhos, conseguiu finalizar em 10 meses. Em abril, a terceira faixa, no sentido rodovia BR-101, foi liberada. Ao todos foram gastos R$ 26 milhões.

Trânsito

– Acompanhe as informações do trânsito de Florianópolis e Região Metropolitana seguindo no Twitter as contas: Pista LimpaFloripa 24 Horas e Arteris Litoral Sul.

– Confira também como está o trânsito em tempo real verificando as câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública.

You Might Also Like

4 Replies to “Terceira faixa da Via Expressa no sentido Ilha é liberada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.