Nos últimos meses o trânsito em Florianópolis tem se mostrado mais fluído em áreas que costumam ter muitos congestionamentos, como a Avenida Mauro Ramos, por exemplo.
A mudança é consequência da implementação de um equipamento com custo de quase R$ 2 milhões, as sinaleiras inteligentes.
As sinaleiras inteligentes funcionam com uma tecnologia que percebe que um dos lados está com menos movimento e promove automaticamente a mudança para a via que possui mais veículos.
O equipamento foi adquirido pela Prefeitura de Florianópolis em 2018 e instalado nos principais cruzamentos da cidade.
Ao todo, são 30 cruzamentos no centro da cidade, e o sistema é composto por 120 câmeras que conseguem sinalizar qualquer alteração no trânsito e possuem uma central de operação que comunica em tempo real possíveis imprevistos, falta de energia e outras informações.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Michel Mittmann, no momento o equipamento está instalado apenas no Centro e será expandido para outras áreas da cidade apenas se houver demanda e após se avaliar o custo desta demanda. No momento não existe essa pretensão de expansão.
Trânsito
– Acompanhe as informações do trânsito de Florianópolis e Região Metropolitana seguindo no Twitter as contas: Pista Limpa, Trânsito Mil Grau e Arteris Litoral Sul.
– Confira também como está o trânsito em tempo real verificando as câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública.
1 comentário em “Sinaleiras inteligentes melhoram o trânsito em Florianópolis”