Segunda etapa da liberação do tráfego pela Ponte Hercílio Luz

Ônibus Ponte

Passageiros de algumas linhas do transporte coletivo convencional e executivo municipal e intermunicipal contarão com uma novidade no trajeto a partir da próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2020.

A partir desta data, a Ponte Hercílio Luz vai passar a fazer parte do itinerário de dezesseis linhas:

Linha de ônibus convencional municipal:

630 Corredor Continente (sentido Centro)

Linhas executivas municipais:

3001 Executivo Jardim Atlântico – UFSC (ida)
3002 Executivo Abraão – UFSC (ida)
6220 Executivo Abraão (sentido Bairro)

Linhas executivas intermunicipais (ida e volta):

Executivo Biguaçu
Executivo Bairro Ipiranga
Executivo Bela Vista
Executivo Zenaide
Executivo Dona Wanda
Executivo Dona Adélia
Executivo Antônio Carlos
Executivo Governador Celso Ramos
Executivo Palhoça
Executivo Pinheira
Executivo Enseada

Ônibus pela Ponte Hercílio Luz
Foto: Divulgação

Também passam pela ponte, a linha Ponte Viva, e veículos oficiais como viaturas, ambulâncias e bombeiros, liberados a partir da última segunda-feira, dia 27 de janeiro.

A partir desta data, também estão liberados para passagem pela Ponte Hercílio Luz, os veículos escolares. O primeiro ônibus já existente e de alta demanda de passageiros a passar pela Ponte será o Corredor Continente.

A Guarda Municipal de Florianópolis vai orientar os motoristas que trafegarem no entorno da cabeceira Continental nesta quarta-feira.

O que muda para os passageiros dessas linhas?

Os ônibus liberados nesta segunda etapa que são provenientes da região Continental via Estreito, acessavam o Centro pela Rua General Liberato Bittencourt, seguiam pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Governador Ivo Silveira, Ponte Pedro Ivo Campos Terminal de Integração do Centro (Ticen), Avenida Paulo Fontes e Terminal Urbano Cidade Florianópolis.

A partir de agora, ao saírem da Rua General Liberato Bittencourt, seguirão pela Rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Ivo Silveira e Ponte Hercílio Luz. Ao saírem da Ponte Hercílio Luz, o trajeto continua pelo lado direito da Alameda Adolfo Konder, exclusivo para ônibus, passando pela Rua Conselheiro Mafra, Rua Francisco Tolentino, Avenida Paulo Fontes e Terminal Integrado do Centro (Ticen) ou Terminal Urbano Cidade Florianópolis (Tecif), dependendo do terminal final de cada linha.

Devido a essa mudança, os passageiros que utilizavam o ponto de ônibus da Rua Visconde de Cairú para embarcar em uma das linhas desta segunda fase de liberação para tráfego, devem ficar atentos.

A partir desta quarta-feira, dia 29 de janeiro, o ponto de embarque neste entorno será na Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226, em frente à Legião da Boa Vontade (LBV). Fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano estarão no local orientando os passageiros.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano estuda eventualmente no final de semana de carnaval, o uso da Ponte Hercílio Luz para o transporte coletivo.

“A partir de agora, iniciamos a liberação de tráfego pela Ponte Hercílio Luz, aos poucos, para que possamos avaliar os resultados de cada etapa, de forma isolada. Montamos um planejamento, mas é possível que mudanças ocorram para que ajustes sejam feitos de acordo com o comportamento do passageiro e fluxo de mobilidade no entorno e trajeto desses veículos”, explica o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

Novos pontos de parada (embarque e desembarque)

Devido à inserção da Ponte Hercílio Luz no itinerário das linhas acima, novos pontos de parada foram implementados pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano por meio da Diretoria de Operações (Diope).

As placas indicativas foram instaladas na Rua General Eurico Gaspar Dutra, (1) em frente à Legião da Boa Vontade; na Rua Francisco Tolentino (1), próximo à Casas da Água; e na Alameda Adolfo Konder, (3), no Boulevard da Ponte Hercílio Luz.

A partir do próximo sábado, 1º de fevereiro, o tráfego na Ponte Hercílio Luz (passarelas e pistas de rolamento) serão exclusivas para pedestres e ciclistas nos finais de semana e feriados.

Nesses dias, os horários dessas linhas continuarão funcionando no trajeto anterior, pela Ponte Pedro Campos. Nos dias úteis, a passagem a pé e de bicicleta deve ser feita somente pelas passarelas.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.