Prefeitura de Palhoça inicia atendimento online para serviços de trânsito

A Prefeitura de Palhoça iniciou atendimento online para serviços de trânsito como recursos de infração, indicação de condutor infrator, pedido de ressarcimento de autuação, defesa para a Junta Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), além de ressarcimento de multas.

A iniciativa é inédita em oferecer atendimento de trânsito 100% online e os órgãos estaduais estudam utilizá-la como referência para outros municípios.

Todos esses serviços podem ser solicitados no site da Prefeitura de Palhoça, em Links Úteis, Requerimentos Defesa de Multas. Após login, cada tipo de solicitação exige documentos, cuja imagem deve ser anexada. A assinatura pode ser feita digitalmente no próprio sistema e, após protocolar, o cidadão recebe um email de confirmação. Todas as movimentações do processo são enviadas por e-mail e a resposta final ainda é encaminhada por correspondência.

O secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre de Sousa, explica que as vantagens da nova ferramenta são inúmeras. “O atendimento on-line evita a locomoção e a aglomeração de pessoas na secretaria, principalmente nesse momento de pandemia; economia de papel, já que não há mais necessidade de montar pastas com processos físicos; agilidade, principalmente nas respostas online, que são enviadas imediatamente ao cidadão via e-mail; segurança, pois as informações ficam armazenadas em nuvem e não há risco de perda ou extravio”, enumera.

O prefeito Camilo Martins lembra que Palhoça já é reconhecida por ser uma cidade inovadora, que estimula o uso de tecnologias para melhorar serviços na cidade, sem envolver recursos públicos. “A tecnologia na gestão pública reduz custos públicos e permite investimentos nas necessidades da população”, conclui.

Mobilidade Floripa

A redação do Mobilidade Floripa é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Florianópolis e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.