Prefeitura de Florianópolis anuncia as próximas obras de infraestrutura

O aniversário da cidade será marcado pela entrega de cinco grandes realizações na área e pelo lançamento do pacote das novas obras a serem executadas

198
Nova Ponte da Lagoa da Conceição (Foto: Divulgação/PMF)
Publicidade

O aniversário de 349 anos de Florianópolis será marcado pela entrega de cinco grandes realizações na área de infraestrutura e pelo anúncio das próximas obras a serem executadas. Nesta terça-feira (22), às 9h30, o prefeito Gean Loureiro lança em seu gabinete um pacote de 248 obras que representa um investimento de R$ 1,1 bilhão. As novas obras, que serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura, estão em diversas fases, e o prefeito também irá divulgar quais vão receber ordem de serviço imediatamente ou em até dois meses, bem como os projetos prontos que terão autorização de licitação.

Entre 22 e 30 de março, serão oficialmente entregues à população as seguintes obras: a revitalização da Praça Santos Dumont, na Trindade; a primeira etapa da transformação da Via Expressa Sul em Beira-Mar Sul com nova ciclovia entre o Saco dos Limões e a Costeira do Pirajubaé; a restauração do Casarão Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, a revitalização do antigo traçado da Rua Padre Rohr, em Santo Antônio de Lisboa, e a revitalização da Rua da Praia, na Tapera.

Próximas obras

Todas as próximas obras a receberem ordens de serviço para fins de execução são viárias. Entre elas, destacam-se a restauração e readequação da Avenida das Raias, em Jurerê; a pavimentação e drenagem da Rua Laura Duarte Prazeres e de uma série de outras, no Campeche, assim como da rodovia Rafael Rocha Pires, em Sambaqui; da Servidão Valdemiro Francisco Senábio, no Rio Vermelho; da Rua das Dunas, nos Ingleses; da Servidão dos Artistas, no Rio Tavares, e da Servidão José Cassol, na Vargem Grande. Já a obra do engordamento da praia da Tapera vai ganhar ordem de serviço pra fins de elaboração do projeto.

Publicidade

Diversas obras terão as licitações autorizadas, sendo que, dentre as principais, estão a macrodrenagem do Rio Vermelho; a revitalização do Parque do Abraão, neste caso, com a sua transformação em Skate Park, inclusive com a construção da maior pista de skate park/bowl da cidade, cuja concepção contou com a colaboração do campeão olímpico Pedro Barros, no Continente; a construção da maior pista de skate street da cidade na Praça Jornalista Gustavo de Lacerda, na Trindade; o desassoreamento do Rio Sangradouro e construção de um molhe, na Armação; a construção da Praça do Forte São Luís, no Centro; a revitalização da passarela do Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro, e o deck da Fortaleza da Barra.

Entre os projetos com processos licitatórios para contratações das empresas executoras em andamento, por sua vez, destacam-se a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição; a implantação de mais duas faixas de rolamento na Beira-Mar Norte, entre o Elevado Rita Maria e a UFSC; os engordamentos das praias dos Ingleses e de Jurerê; a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal; as revitalizações da SC-406 (Rua Vereador Osni Ortiga até o Elevado do Rio Tavares), no Rio Tavares, e da SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), nos Ingleses; a revitalização da orla de Coqueiros (praias da Saudade, Riso e Meio) com o trapiche, em Coqueiros; o desassoreamento da entrada da Lagoa da Conceição que vai melhorar a respiração da lagoa, e a implantação de ciclovia no canteiro central da Avenida Mauro Ramos, no Centro. Já, no caso específico da construção do túnel do Morro da Lagoa da Conceição, a obra está com a licitação em andamento para contratação da empresa que vai ficar responsável pela elaboração do projeto.

Ainda cabe salientar que alguns projetos extremamente importantes para Florianópolis encontram-se em elaboração, como é o caso da continuidade da Beira-Mar Continental; da implantação de novo elevado na interseção do CIC com alargamento da Avenida da Saudade, e da implantação da Avenida Internacional, nos Ingleses.

“Importante ressaltar que os recursos para executar todas estas obras estão garantidos e reservados para terem início, meio e fim. Trata-se do maior pacote de obras da história de nossa capital. Todos os bairros de todas as regiões de Florianópolis serão contemplados com obras”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui