O pacote de obras de duplicação e revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, está sendo realizado, no momento, em dois segmentos. Na Edu Vieira, propriamente dita, e na via contígua, a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade. O trabalho integra a Operação Asfaltaço da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Florianópolis.
Na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, as obras são realizadas na altura da Prefeitura da UFSC, sentido Centro. Neste segmento, de 400 metros à frente da atual interseção da Dona Benta, na entrada da Rua João Pio Duarte Silva, no Córrego Grande, até esse cruzamento, está sendo feita drenagem e terraplanagem. É que ali será implantado o novo retorno para beneficiar os motoristas que deixam o Córrego Grande em direção ao Pantanal ou à Trindade com área maior de estocagem de veículos para evitar engarrafamentos. Além disso, o segmento também vai ganhar ciclovia bidirecional (nos dois sentidos), tal como a Edu Vieira.
Vale destacar que a Prefeitura executa os serviços de acordo com as autorizações ambientais dadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), no que tange à realização da obra em si, e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), quanto ao corte da vegetação local (árvores isoladas) que se fez necessário. Neste caso, mediante compensação ambiental com plantas nativas.
Segmento da Edu Vieira
As obras no segmento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira ocorrem da interseção da Dona Benta até a rótula da Eletrosul, na esquina com a César Seara, na Carvoeira. No momento, nessa extensão de 900 metros também estão em andamento serviços de drenagem e terraplanagem, bem como sendo implantada infraestrutura para a rede de semáforos. Já perto da rótula da Eletrosul, especificamente, ocorre implantação de rede de drenagem correspondente a uma galeria, de ciclovia bidirecional no lado da UFSC (já tem trecho de 160 metros concretado), de calçada margeando essa estrutura cicloviária e de cercas.
Cabe salientar que a Edu Vieira está com o primeiro trecho duplicado com pavimentação asfáltica em 600 metros. Bem como que, só depois da conclusão total da implantação deste novo trecho (que futuramente terá o sentido Córrego Grande – Pantanal) e do deslocamento provisório de trânsito para ela é que será dado início à revitalização da parte atual da via. Ou seja, já com o sistema de drenagem restaurado e a nova galeria pronta.
Para o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, “a duplicação desta parte da Edu Vieira será fundamental para a melhoria da mobilidade de toda a região”.