SCGÁS viabiliza operação assistida com ônibus movido a gás natural e biometano em Santa Catarina

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) estruturou uma operação assistida com um ônibus movido 100% a gás natural veicular (GNV), com potencial para abastecimento com biometano no futuro. Essa iniciativa visa consolidar o uso de energias mais limpas no transporte pesado de passageiros no estado, reforçando o compromisso com a inovação energética e a descarbonização do setor.

Operação assistida com ônibus movido a gás natural e biometano

A ação ocorre em parceria com a Scania e a empresa Alexandre Turismo, de São José, e integra a estratégia da SCGÁS para fomentar o mercado de frotas pesadas sustentáveis em Santa Catarina. Durante o período de demonstração, o ônibus realizará operações diárias de fretamento de passageiros, atendendo ao Centro de Distribuição do Mercado Livre, em Governador Celso Ramos. O veículo percorrerá aproximadamente 300 quilômetros por dia, ao longo de 20 dias.

Para essa operação assistida, a SCGÁS fornece o abastecimento de GNV, com investimento estimado para um volume total de 2.100 m³ de gás. A iniciativa permitirá acompanhar indicadores de desempenho, rendimento, autonomia e redução de emissões em condições reais de operação. Esses dados gerarão subsídios técnicos e comerciais para ampliar o uso do combustível no transporte de passageiros.

Impactos e perspectivas do ônibus

Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro consultor de vendas do segmento veicular da SCGÁS, destaca que essa operação assistida representa um marco para o transporte pesado em Santa Catarina. A avaliação prática da viabilidade do gás natural e do biometano como alternativas sustentáveis, econômicas e competitivas para frotas de ônibus contribui para a descarbonização do setor de transporte no estado. Os dados coletados ajudarão a estruturar novas soluções energéticas para a categoria.

A Alexandre Turismo, que completa 30 anos em maio de 2026, é a maior empresa de transporte turístico e fretamento de passageiros do estado, com frota superior a 160 veículos entre vans, micro-ônibus e ônibus. A empresa atende grandes companhias de diferentes segmentos e transporta diariamente cerca de 6 mil passageiros.

Estima-se que a substituição do diesel pelo gás natural nesse tipo de aplicação possa reduzir em até 30% as emissões de CO2, além de eliminar praticamente a emissão de material particulado. Os resultados do teste servirão para desenvolver novos modelos de negócios, apoiar políticas públicas de mobilidade sustentável e estimular a expansão da infraestrutura de abastecimento de GNV e biometano no estado.

A iniciativa reforça o compromisso da SCGÁS com a inovação energética e a descarbonização do transporte catarinense. A Companhia já estrutura novos projetos de operações assistidas para outras frotas e municípios ainda em 2026, consolidando o gás natural como vetor estratégico para a mobilidade sustentável, conforme destaca o engenheiro Ronaldo Lopes.

Deixe um comentário