A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta terça-feira, dia 17 de setembro, as obras da primeira etapa do projeto viário e urbanístico do entorno da Ponte Hercílio Luz, que vai promover mudanças na mobilidade urbana da região.
Neste primeiro momento, está sendo feita a drenagem do local. A PGC Engenharia de Obras, vencedora de licitação, realizará os serviços no prazo de quatro meses, com investimento de R$ 3.238.854,22.
Nesta primeira etapa, as obras vão buscar melhorar o sistema viário de acesso à ponte tanto no lado da Ilha quanto no lado do Continente. Ao todo, sete vias públicas municipais do Centro e três do Estreito terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito.
No caso da Alameda Adolfo Konder (que vai da ponte até a Rua Hoepcke) e da Rua Jornalista Assis Chateaubriand (que liga a ponte até a Rua Felipe Schmidt), no Centro, as obras vão ocorrer em todas as suas extensões.
Já na Praça José Mauro da Costa Ortiga e demais vias afetadas, a Rua Felipe Schmidt, Avenida Beira-Mar Norte, Rua Arno Hoeschl, Rua Almirante Lamego e Rua Pedro Ivo, também no Centro, e na Rua Quatorze de Julho, Avenida Governador Ivo Silveira e Rua Fúlvio Aducci, no Estreito, apenas em alguns trechos.
Na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, será feito um boulevard, com a elevação da pista com pavimento em blocos intertravados, ou paver, no nível do passeio; reformulado o desenho da Praça José Mauro da Costa Ortiga, na confluência da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jornalista Assis Chateaubriand, configurando uma rótula, e ampliado o sistema cicloviário (composto por ciclovias e ciclofaixas).
O boulevard com pista elevada englobará toda a Alameda Adolfo Konder e parte da Rua Jornalista Assis Chateaubriand. Tudo isso, para propiciar mais conforto e segurança para ciclistas, pedestres e ônibus que trafeguem tanto em direção ao Terminal Integrado do Centro quanto à Avenida Beira-Mar Norte.
Para facilitar o deslocamento dos ônibus entre a Ponte Hercílio Luz e o Terminal Integrado do Centro, aliás, será feita ainda melhoria no raio de acesso entre a Rua Francisco Tolentino e a Rua Pedro Ivo, viabilizando o giro do transporte coletivo para a entrada no terminal. Já o trajeto dos ônibus provenientes da ponte com destino à Avenida Beira-Mar Norte se dará pela Rua Jornalista Assis Chateaubriand seguida da Rua Felipe Schmidt.
Quanto ao sistema cicloviário, as novidades ficam por conta da implantação de ciclovia ao longo de toda a Alameda Adolfo Konder, e Rua Jornalista Assis Chateaubriand no trecho da Rua Felipe Schmidt para a Avenida Beira-Mar Norte, bem como na própria Avenida Beira-Mar Norte, passando por dentro dos bolsões de estacionamento, até a Rua Arno Hoeschl. Lembrando que a Rua Almirante Lamego já tem ciclofaixa.
Continente
Na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz será criado uma interseção entre a saída da ponte, a Rua Quatorze de Julho, a Avenida Governador Ivo Silveira e a Rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha.
Também será feito um boulevard com pista elevada na alça que liga a Ponte Hercílio Luz com a Avenida Governador Ivo Silveira, passando pelo viaduto sobre a Rua Fúlvio Aducci, que passará por reforço e ampliação de sua estrutura.
E mais: dentro da área do boulevard, antes do entroncamento com a Rua General Eurico Gaspar Dutra, foi previsto dois locais para parada de ônibus, um destinado aos veículos urbanos, e o outro, para os de turismo.
Projeto
Cabe ainda informar que nesta primeira etapa do projeto viário e urbanístico do entorno da Ponte Hercílio Luz as vias que não necessitarem de maiores intervenções vão receber repavimentação asfáltica e iluminação. O paisagismo se dará nos canteiros das novas rótulas e nos redesenhos de calçadas e bordas de ciclovias no boulevard insular.
Outras etapas previstas visam dar continuidade à execução de melhorias com revitalização urbanística do entorno das cabeceiras, criação de novas rotas cicloviárias e de espaços para embarque e desembarque de passageiros do transporte público, por exemplo.
Agora, este projeto integra um outro, ainda mais amplo, denominado “Ponte Viva”, o qual envolve também questões de patrimônio, turismo, cultura, esporte e lazer.
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