O novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina será liberado para o tráfego de veículos a partir deste sábado, dia 28 de setembro, às 14h, com o objetivo de facilitar o acesso à região e ao novo Aeroporto de Florianópolis (que será inaugurado no dia 1º de outubro).
A liberação do trânsito no trecho é uma primeira etapa das obras, que tem previsão de entrega completa para março de 2020. O investimento, entre execução e desapropriações, será de aproximadamente R$ 260 milhões.
Para garantir a passagem de veículos, desde o começo de 2019, o Governo do Estado de Santa Catarina fez quase três vezes mais desapropriações de imóveis em comparação aos quatro anos anteriores.
Os serviços também foram acelerados. As obras serão realizadas quase três vezes mais rápida do que nos anos anteriores. Em 15 meses – até março de 2020 – serão executados 40% dos trabalhos, ao passo que, de junho de 2014 até dezembro de 2018, a execução foi de 60%.
Com o novo acesso, a população também ganha mais mobilidade urbana e qualidade de vida: “Neste primeiro momento de liberação já será possível aliviar boa parte do intenso volume de tráfego da rodovia SC-405, desviando pela nova via os usuários do Sul da Ilha, especialmente da Tapera, Ribeirão da Ilha e Campeche”, explica o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.
Após a conclusão total, o novo acesso deverá absorver 60% do tráfego da região, que é de aproximadamente 40 mil veículos por dia. Além disso, haverá redução de 22% no custo dos deslocamentos no trecho – menor tempo e gasto de viagem.
Turismo, geração de emprego e mobilidade urbana
A liberação do novo acesso ao Sul da Ilha também refletirá no desenvolvimento do turismo na região, com geração de emprego e renda. O trecho facilita a chegada e saída às regiões do Ribeirão da Ilha e do Pântano do Sul, polos de gastronomia e cultura açoriana.
A valorização imobiliária poderá ultrapassar 50% em bairros como Tapera e Carianos. Também haverá uma expansão da malha cicloviária do município em cerca de oito quilômetros, o que representa um acréscimo de aproximadamente 10% na malha total da Grande Florianópolis.