Novo acesso ao Sul da Ilha deve ser entregue em outubro

acesso ao sul da ilha

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, visitaram o novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e o novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, na manhã desta quarta-feira, dia 17 de abril.

Durante a vistoria, o governador recebeu dos engenheiros responsáveis as últimas informações referentes ao andamento das obras. O governador também reforçou o esforço por parte do governo estadual em entregar o acesso no mês de outubro – ainda que em pista simples em parte do trecho.

“Esta é uma obra fundamental tanto para quem vai acessar o Sul da Ilha quanto para quem vai ao novo terminal aeroportuário. O impacto vai ser extremamente positivo. Quem chega à capital pela via aérea vai ter uma excelente impressão. O governo não está medindo esforços para entregar este acesso nos prazos estabelecidos. Essa visita é uma mostra disso”, declarou Carlos Moisés.

O governador também conversou com moradores da região e garantiu a realização de uma audiência pública na próxima semana para debater as obras. Segundo a última atualização da Secretaria da Infraestrutura, 74,37% dos trabalhos do novo acesso foram executados.

Confira a divisão por lotes:

– Lote 1A (1,44 km): 58% executados
– Lote 1B (1,33 km): 32% executados
– Lote 1C (1,43 km): 82% executados
– Lote 2A (3,75 km): 100% executados
– Lote 3B (Obras de Arte Especiais): 100% executados

obras acesso Floripa Airport
Foto: Divulgação

O outro lado: Floripa Airport

A mudança de data para a entrega do acesso ao Sul da Ilha, que também fará a ligação ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, instalou um clima de impasse na cidade. A Floripa Airport, concessionária que administra o Aeroporto Hercílio Luz, tem um terminal com prazo para ser entregue em junho e entrar em fase de testes em julho.

A concessionária Floripa Airport tinha a promessa do governo estadual em receber a via no dia 1º de outubro e assim colocar a nova estrutura em funcionamento. Porém o governo estadual agora promete entregar no dia 30 de outubro.

A Zurich Airport investiu na concessão do Aeroporto Hercílio Luz para ter lucro assim como qualquer empresa. Porém a alteração do cronograma das obras causa impacto mesmo se for por apenas um dia. O grupo suíço, representado pela Floripa Airport, traçou uma estratégia para entregar o novo terminal em agosto de 2019.

O adiantamento em dois meses no prazo estabelecido em contrato com o governo federal visava acelerar as operações. Mas a empresa precisou se adequar ao atraso das obras. O grupo suíço aceitou a entrega do novo terminal em 1º de outubro para ter pronta a obra de acesso à estrutura, de responsabilidade do governo estadual.

A Floripa Airport, no entanto, foi surpreendida com a declaração do secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, no último final de semana ao Diário Catarinense, de que pretende entregar a via em 30 de outubro.

Porém serão entregues apenas duas das quatro pistas previstas no projeto. “Fiquei um pouco surpreso quando o secretário falou sobre o final de outubro, isso não é o que concordamos com o governador”, resumiu o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert.

Tobias Markert não descarta pedir um reequilíbrio financeiro ao governo federal caso haja o atraso. Na visão do executivo, a Floripa Airport aceitou mudar seus planos para o dia 1º de outubro, então não teria motivo para fazer o pedido nesta diferença de dois meses, mas caso tenha que inaugurar o terminal somente no final de outubro, abre-se a possibilidade mesmo que o contrato com a União estipule o funcionamento da estrutura até o final do mês.

Trânsito

– Acompanhe as informações do trânsito de Florianópolis e Região Metropolitana seguindo no Twitter as contas: Pista LimpaTrânsito Mil Grau e Arteris Litoral Sul.

– Confira também como está o trânsito em tempo real verificando as câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.