Governo estadual entrega Plano de Contingência das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos atualizado

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, entregou nesta quarta-feira, dia 10 de junho de 2020, o Plano de Contingência atualizado das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam o continente à Ilha de Santa Catarina.

O Plano de Contingência visa mobilizar ações de resposta a possíveis situações de emergência que demandem a participação de diversos órgãos, de modo a minimizar os impactos na mobilidade urbana.

No Plano de Contingência estão previstas todas as ações necessárias em casos de incidentes nas estruturas. “Estamos preparados para os mais diferentes tipos de situações. Podemos acionar os serviços de emergência ou realizar alterações no fluxo de veículos e até mesmo a inversão de sentido nas pontes”, comentou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina em exercício, Alexandre Corrêa Dutra.

Segundo ele, a utilização da ponte Hercílio Luz também está prevista em casos extremos. “O Plano vem concretizar a importância da integração dos órgãos oficias para uma resposta mais organizada e rápida”, conclui.

Para a elaboração do Plano de Contingência foram realizadas várias atividades para operacionalizar todos os cenários, dentre elas, o teste e cronometragem de inversão de fluxo nas pontes. Foram analisados os piores quadros para garantir uma resposta mais rápida em casos de emergência.

“Se a mobilidade for prejudicada, podemos de forma programada executar ações para reduzir os impactos para as pessoas e os serviços públicos que utilizam a ponte, sempre com base no protocolo de operação estabelecido”, explicou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Ele completou dizendo que o Plano de Contingência é destinado para situações que demandam tempo elevado para a solução do problema como emergências, grandes manutenções, incêndios nas galerias e, até mesmo, acidentes envolvendo produtos perigosos.

A elaboração do documento teve a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Casan, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Celesc, Ciasc, SC Gás, além da Defesa Civil e Guarda Municipal de Florianópolis.

Mobilidade Floripa

A redação do Mobilidade Floripa é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Florianópolis e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.