Prefeitura de Florianópolis e UFSC iniciam implementação de corredor exclusivo de ônibus na Universidade na segunda, dia 25

Com o corredor exclusivo, os ônibus terão economia de até 19 minutos no deslocamento

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Corredor UFSC
Foto: Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano
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A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, e a Universidade Federal de Santa Catarina, através do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE, iniciarão a implementação de um corredor exclusivo de ônibus que atravessará a Universidade, na segunda-feira (25/04). Com o corredor, haverá mudanças no itinerário da linha UFSC Semidireto e também a adição de um ponto de embarque em frente a Praça da Cidadania, que fica dentro do Campus Trindade.

O corredor será utilizado somente pela linha 185 UFSC Semidireto que sofrerá mudança de itinerário. A partir do dia 25 de abril, a linha entrará na Universidade pela Rua Roberto Sampaio Gonzaga, passará pela rotatória seguindo em frente à Praça da Cidadania, o itinerário terá continuidade na Rua Engenheiro Agronômico Andrei Cristian Ferreira e sairá do Campus na rodovia Deputado Antônio Edu Vieira. O trajeto da linha continuará passando pelo TITRI. O ponto de embarque dos estudantes dentro da Universidade será indicado com sinalização em frente à Praça da Cidadania. Além disso, o ponto em frente à Arquitetura também atenderá a essa linha. As mudanças permitirão uma economia de tempo de deslocamento de até 19 minutos.

Além da implementação do corredor exclusivo, também serão revitalizadas e acrescidas placas de orientações verticais e sinalizações horizontais no Campus. Outra novidade é a criação de uma Zona 20, em frente à Praça da Cidadania, para que os ônibus trafeguem com limite de velocidade de até 20 km/h. A Guarda Municipal, juntamente com a segurança da UFSC, estará presente dando apoio e garantindo a exclusividade do corredor e o respeito às alterações de sinalização, além da segurança de todos que trafegam dentro da Universidade no período experimental.

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Com a consolidação da fase de testes do corredor exclusivo, o DPAE/UFSC e o SMARTLAB/Prefeitura já estudam a implantação de abrigo com sistema de pré-embarque dentro da Universidade, para otimizar ainda mais o tempo da linha UFSC Semidireto. Também há previsão para que nos próximos dias já sejam realizadas as pinturas de infraestrutura cicloviária dentro da Universidade, que serão implantadas na Rua Roberto Sampaio Gonzaga e em toda a extensão da Rua Engenheiro Agronômico Andrei Cristian Ferreira.

“A primeira fase de alterações será muito importante para analisarmos as melhorias que trarão na mobilidade da região. Com o corredor exclusivo de ônibus, por exemplo, o tempo de trajeto será reduzido, possibilitando o acréscimo de mais horários e a inclusão de parada no TITRI, que possibilitará maior integração para os usuários das regiões da Bacia do Itacorubi, Leste e Norte da Ilha”, explica o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.

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