Entidades empresariais manifestam apoio à proposta de injeção de recursos estaduais na duplicação da BR-470

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Duplicação BR-470
Foto: Divulgação/DNIT
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Entidades catarinenses manifestaram apoio à intenção do governador Carlos Moisés de aplicar recursos estaduais para acelerar as obras de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. A proposta foi apresentada ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em audiência realizada em Brasília.

A rodovia é um dos principais canais de escoamento de cargas para os portos de Itajaí e Navegantes e um indutor importante de desenvolvimento da economia catarinense.

A proposta ocorre em um momento que o Governo do Estado de Santa Catarina vislumbra os resultados do esforço e verba investidos em rodovias estaduais, como é o caso da já entregue duplicação da rodovia Antônio Heil, na SC-486, que liga Brusque a Itajaí.

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De acordo com o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, a iniciativa não impede o trabalho que tem sido realizado.

“O trecho da SC-412 (Rodovia Jorge Lacerda), entre Gaspar e Itajaí, é mais um exemplo de obras em rodovias estaduais que estão em andamento e próximas da conclusão, e queremos retomar ainda neste ano as obras da SC-108, o prolongamento da Via Expressa de Blumenau”, destacou.

O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Avelino Lombardi, enalteceu a atitude e a necessidade do apoio dos deputados e senadores catarinenses. “É importante e fundamental haver essa sinergia entre os Poderes. São atitudes como essa que, se efetivadas, demonstram que essa sintonia começa a existir. Com isso, a grande beneficiada é a sociedade como um todo”, apontou Lombardi.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), Bruno Breithaupt, o movimento do Governo do Estado de Santa Catarina é essencial, dada a importância econômica da BR-470. “É premente a aceleração dessa importante obra para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Entendemos que o aporte do Estado seja feito atrelado a contrapartidas de investimentos futuros do Governo Federal, com a garantia de finalização da obra no tempo previsto”, avaliou.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar Aguiar, o acordo deve ser uma via de mão dupla. “O governador cumpre sua missão de resolver as demandas de Santa Catarina, independentemente se são obras estaduais ou federais. Mas no caso desta obra deve haver uma contrapartida do Governo Federal. Como sugestão fazer uma negociação da dívida que Santa Catarina tem com a União, compensando o Estado nessa antecipação de recursos. É uma demanda muito forte e que vem em boa hora”, pontou Aguiar.

Ari Rabaiolli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), afirmou que a situação precária de rotas comerciais compromete o setor produtivo, o que reflete no preço dos produtos que chegam ao consumidor final.

“Especificamente em relação à BR-470, principal rota de escoamento do agronegócio destinada à exportação, é razão de preocupação. Já hoje temos um trecho de Indaial a Navegantes em duplicação, mas ainda com boa parte sem uma solução, no trecho até a Região Oeste. É neste sentido que o Governo Federal deve e nós precisamos que seja acelerada a duplicação. Depois disso, conforme ocorreu na BR-101, uma concessão pode ser uma boa alternativa”, acrescentou.

Duplicação BR-470
Foto: Divulgação
Demanda histórica

A ampliação da BR-470 é uma demanda histórica dos catarinenses que remonta ao início da década de 1990. Seu traçado percorre um dos mais dinâmicos centros de atividade econômica do país, e a rodovia tem sido a grande indutora do desenvolvimento da região.

Considerando um raio de 50 quilômetros, os municípios do entorno somam uma população de cerca de 1,2 milhão de habitantes, possuem 40,5 mil estabelecimentos comerciais e industriais que empregam 415,4 mil trabalhadores, gerando um PIB de R$56 bilhões, o que equivale a 22% do PIB catarinense.

Em 2018, esses municípios movimentaram US$ FOB 16,3 bilhões, somados os volumes de exportação e importação, conforme dados de relatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

No período entre 2017 e 2019, foram registrados aproximadamente cinco mil acidentes e 265 mortes no trecho que passa por Santa Catarina. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal, que ainda não divulgou os números de 2020. Com a BR duplicada, ocorre o escoamento de veículos e melhora na qualidade da estrada, o que previne acidentes.

Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras de duplicação da rodovia BR-470 têm início no Porto de Navegantes e vão até o município de Indaial, divididas em quatro lotes que envolvem restauração de pistas existentes, a duplicação, marginais pavimentadas com passeio e ciclovia, construção e recuperação de obras de artes especiais.

Proposta será debatida

O governador, após conversar com o ministro no dia 27 de janeiro, informou que o modelo ainda está sendo estudado e será debatido também com a bancada federal de Santa Catarina, tanto na Câmara quanto no Senado. O objetivo é auxiliar o Governo Federal para que os serviços de ampliação da capacidade da principal rodovia do Vale ganhem mais agilidade.

Outras importantes rodovias do Estado de Santa Catarina também são preocupação do governador, como por exemplo, a BR-163. O chefe do Executivo se colocou à disposição para ajudar como for possível na revitalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

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