Decreto regulamenta o uso de patinetes e bicicletas compartilhados na capital catarinense

patinetes elétricos patinetes e bicicletas

No dia 29 de março, foi regulamentado o decreto para o tráfego de patinetes e bicicletas compartilhados na cidade. Em dezembro de 2018, os patinetes e as bicicletas da Grin e Yellow passaram a ser oferecidos como alternativa de mobilidade urbana na capital catarinense.

O decreto se baseia do Código Nacional de Trânsito e tem como prioridade garantir a segurança dos pedestres. O Código Nacional de Trânsito prevê que as bicicletas e os patinetes são permitidos nas ciclovias ou ciclofaixas e vias.

O diretor do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann, disse para a rádio CBN que com o decreto, a Prefeitura de Florianópolis quer garantir a liberdade de uso das calçadas pelos pedestres.

“Há muita distribuição equivocada dos patinetes e bicicletas na cidade, excessos cometidos que precisam ser inibidos”, afirmou.

Fiscalização

Michel Mittmann disse que embora as regras tenham entrado em vigor após o decreto ser regulamentado, a Prefeitura de Florianópolis ainda estuda formas de fiscalizar o uso dos patinetes e das bicicletas.

A fiscalização deve ser feita pelas secretarias de Segurança Pública e de Transporte e Mobilidade Urbana de Florianópolis.

No decreto consta que os patinetes e as bicicletas devem ser estacionados junto à fachada de edifícios, afim de respeitar a faixa livre das calçadas.

Além disso, devem ser instaladas zonas verdes de estacionamento, que serão sinalizadas por placas ou pinturas no chão.

You Might Also Like

One Reply to “Decreto regulamenta o uso de patinetes e bicicletas compartilhados na capital catarinense”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.