Detran elabora manual de instruções para condutores estrangeiros

243
Rodovia Carro
Foto: Divulgação
Publicidade

A partir desta temporada, os motoristas estrangeiros poderão aproveitar ainda mais as férias em Santa Catarina. O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) produziu, em parceria com o Consulado da Argentina, um informativo com instruções para os condutores. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina.

A presidente do Detran, Sandra Mara Pereira, acrescenta que o manual pretende diminuir em 25% o número de infrações a cada ano, reduzir os conflitos de trânsito por desconhecimento da legislação específica brasileira e reforçar os laços da boa-vizinhança.

“Ao longo dos anos, trabalhamos muito para tornar o trânsito mais seguro com várias ações. Tanto Santa Catarina, quanto nossos vizinhos só têm a ganhar com mais essa iniciativa, de certa forma simples, mas muito importante”, frisou.

Publicidade
  • Folheto Detran – Condcutores Extranjeros (22-23) – original (baixar aqui)

“Queremos repassar para os condutores argentinos, uruguaios e paraguaios que venham para o Brasil, especialmente para Santa Catarina, um pouco da diferença de trânsito dos países deles com o nosso. Temos algumas particularidades, como o uso do cinto de segurança e, outro exemplo, é o transporte de crianças que têm uma regulação específica. A ideia é que venham para cá, se divirtam, não sejam multados e possam voltar para casa sem problema algum”, destaca o encarregado de Dados Pessoais, Thael Nogueira da Gama Rosa.

Thael idealizou o manual, que teve a participação da Diretoria de Veículos, Penalidades, Educação e Habilitação.

Desde a semana passada, o documento já circula nos hotéis e pedágios. O material está redigido em espanhol, justamente para facilitar o entendimento do público que mais circula de carro nas rodovias catarinenses. 

Argentinos são maioria

De acordo com dados do Detran, nas últimas temporadas, entre os motoristas estrangeiros que lideram as infrações de trânsito em Santa Catarina, estão os argentinos. A cidade em que mais ocorre o desrespeito às regras é São Miguel do Oeste, seguida de Balneário Camboriú, Florianópolis e Bombinhas. 

Mais informações sobre as infrações podem ser obtidas neste link.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui