Avenida Diomício Freitas passa por revitalização

A Avenida Diomício Freitas, localizada no Sul da Ilha de Florianópolis, está passando por uma ampla revitalização conduzida pela Prefeitura. As obras abrangem o trecho que vai do acesso ao Estádio da Ressacada até a Base Aérea, incluindo o antigo prédio do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que será transformado no primeiro Hospital Municipal da capital, chamado de Hospital Dia de Florianópolis. Durante a realização das obras, a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura implementou o sistema “Pare e Siga” em meia pista para minimizar os transtornos no trânsito.

Um dos principais serviços previstos na revitalização é a implantação de uma ciclofaixa, que será conectada às ciclovias já existentes na região. A Avenida Diomício Freitas, que possui um total de 3,5 km, receberá as obras em um trecho de 1,46 km, que se estende desde 120 metros após o acesso à Ressacada até a Base Aérea. Atualmente, já existem ciclovias no lado esquerdo da via nos primeiros 155 metros do trecho e em frente à Praça do Carianos.

Com a nova estrutura cicloviária, os ciclistas poderão percorrer com segurança do emboque sul do túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, até a Base Aérea. Além disso, a Prefeitura também implantou recentemente uma ciclovia na Via Expressa Sul (SC-405), entre o Saco dos Limões e a Costeira e uma ciclovia e ciclorrota na Avenida Jorge Lacerda, na Costeira.

Os trabalhos na Avenida Diomício Freitas incluem a recuperação do sistema de drenagem, o alargamento da via para a implantação da ciclofaixa, a criação de baias para paradas de ônibus em ambos os lados da avenida, a restauração e adequação das faixas de rolamento, a sinalização viária, a reordenação do acesso à Base Aérea e a criação de “ilhas” de calçadas nos canteiros centrais e áreas de conversão para proteger os pedestres e organizar o tráfego de veículos.

O prefeito Topazio Neto destaca a importância dessas melhorias para a conectividade do bairro, especialmente com a implantação do Hospital Dia de Florianópolis. Ele ressalta que a obra não só irá melhorar a pavimentação e os passeios, mas também proporcionará maior mobilidade à região por meio da ciclofaixa. O objetivo é entregar os serviços juntamente com a nova instituição de saúde até o final do ano.

Além disso, está prevista uma nova fase das obras, que começará no segundo semestre do ano. Nessa etapa, serão restauradas as calçadas existentes em ambos os lados da Avenida Diomício Freitas, com a implantação de novos passeios que incluirão uma rota acessível para pedestres, contando com faixas equipadas com rampas. O investimento total nas obras é de aproximadamente R$ 3,3 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *