Acordo da Prefeitura de Chapecó com concessionária do aeroporto rende R$ 5 milhões e mais benefícios

258
Publicidade

A concessionária Voe Xap aceitou pagar R$ 5 milhões para a Prefeitura de Chapecó revitalizar e ampliar o Contorno Viário Oeste, além de mudanças no contrato que são mais favoráveis ao município. Esse foi o resultado de um Termo de Acordo Extrajudicial, que encerrou um processo administrativo que apurava o descumprimento do cronograma de obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

O processo surgiu a partir de muitas reclamações dos usuários pela demora nas obras e contou com dezenas de relatórios confeccionados pela fiscalização da Prefeitura, além de audiências e manifestações da empresa.

De acordo com o secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Thiago Felipe Etges, pelo contrato de concessão assinado em 2020, por período de 30 anos, a concessionária seria responsável por uma nova ampliação ou um novo terminal, despendendo da demanda, nos cinco anos iniciais da concessão. A partir do sexto ano a responsabilidade seria da Prefeitura.

Publicidade

“Pelo novo acordo a concessionária terá que construir um novo terminal até o décimo ano de concessão, caso a demanda assim exigir. Do décimo ao décimo quinto ano, a empresa será a responsável pela ampliação do terminal, de acordo com a demanda. Se não for possível nova ampliação e a demanda for por um novo terminal, daí o município é o responsável a partir do décimo primeiro ano. Em caso de ampliação, a responsabilidade é a partir do 16º ano, disse Etges.

O secretário ressaltou que a empresa abdicou de qualquer compensação financeira de reequilíbrio financeiro previsto no contrato, decorrentes da pandemia, ou então de custos para construção do novo terminal, no período acordado.

O prefeito João Rodrigues, que manifestou contrariedade à assinatura de contrato nos termos anteriores, na administração passada, comemorou o acordo.

O acordo beneficia o município e a população chapecoense, pois a empresa será a responsável por bancar ampliações ou um novo terminal por um período bem maior do que o previsto anteriormente. Já foram realizadas algumas melhorias, aquém do que o município merece, mas conseguimos uma compensação que vai melhorar um dos acessos, que é o Contorno Viário Oeste, disse o prefeito.

Além disso seguem as tratativas para reorganização do estacionamento e do embarque e desembarque, onde há dificuldade de espaço físico.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui