UFSC sedia “Encontro brasileiro de cicloativismo e mobilidade por bicicleta” em novembro

337
Bicicleta
Foto de Milada Vigerova por Unsplash
Publicidade

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 15 e 19 de novembro, o Bicicultura Floripa 2023 – Encontro brasileiro de cicloativismo e mobilidade por bicicleta“. Com o tema “Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas”, o evento está em sua 10ª edição, sendo esta a primeira vez em Florianópolis. Segundo os organizadores, o Bicicultura será “um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona”.

O evento, que ocorre no Centro de Cultura e Eventos, é aberto a todos e a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line. A programação contará com palestras, feira de artigos de bicicleta, pedaladas, atividades para crianças, intervenções urbanas, oficinas, atividades artísticas e esportivas. Entre os temas que serão abordados destacam-se infraestrutura e segurança viária, políticas públicas, cicloturismo, pesquisa, meio ambiente, ativismo, legislação, educação, planejamento urbano e direito à cidade. A programação completa será divulgada no início de novembro.

O Bicicultura é “um encontro anual organizado pela sociedade civil para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras”, conforme informa o site do evento. As duas primeiras edições ocorreram em Brasília, em 2008, e em Sorocaba, em 2010. A partir da terceira edição, em 2016, os encontros passaram a ser anuais. Desde então, já passaram pelas seguintes cidades brasileiras: São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Maringá e Belém. Duas edições foram realizadas on-line, por conta da pandemia.

Publicidade

O Bicicultura é organizado pela Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (AMoBICI), Bruxas da BikeAssociação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC) e União de Ciclistas do Brasil (UCB).

Mais informações no site do evento, pelo e-mail [email protected] e pelo Instagram.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui