Trânsito em viaduto da Via Gastronômica será modificado temporariamente por conta de obras da nova ponte

A concessionária Arteris Litoral Sul dará início, no próximo dia 16 de março de 2020, a mais uma etapa das obras de construção da ponte sobre o Rio Camboriú, na marginal norte da BR-101, no quilômetro 135,3, em Balneário Camboriú.

Os trabalhos nesta frente de serviço ocorrem para implantação de dois blocos de concreto nas bordas da via de passagem sob a rodovia. Em razão disso, haverá restrição de trânsito no local, devido a ampliação do canteiro de obras com estreitamento de pista.

Por um período de 90 dias, o trânsito na passagem inferior, que interliga as ruas 3700 e Dom Afonso, irá operar em sentido único de direção, conforme a seguinte programação. Equipes da concessionária e Departamento de Trânsito do município irão trabalhar em conjunto na orientação do tráfego no local:

– das 6h às 14h: operação em sentido único do Bairro para o Centro;
– das 14h às 24h (meia-noite): operação em sentido único do Centro para o Bairro;
– da 0h às 6h: bloqueado em ambos os sentidos.

Dessa forma, a alternativa para os motoristas que precisam fazer a travessia sob a rodovia no horário restrito é a utilização do viaduto da Rua 3100 (passagem inferior do quilômetro 134,6). Esta restrição ocorre somente para execução desta etapa das obras, com restabelecimento da operação em duplo sentido a partir de julho.

Os dois blocos de concreto que serão construídos neste local compõem o conjunto base de sustentação da nova ponte. Sobre os blocos serão implantados os pilares, que servirão de apoio para as vigas e tabuleiro armado da estrutura. A nova ponte terá 426 metros de extensão por 10,3 metros de largura, com duas faixas de rolamento, além de passeio para pedestres.

As obras de construção da ponte iniciaram ainda em 2018 e, desde então, a concessionária realiza trabalhos de perfuração de estacas, terraplenagem, além da execução de blocos, pilares e produção das vigas longarinas pré-moldadas – que já estão prontas. A concessionária prevê conclusão total da obra até o final deste ano – antes da temporada de verão.

No total, R$ 19,1 milhões estão sendo investidos pela Arteris Litoral Sul na construção desta ponte, que é fundamental para melhoria da mobilidade e segurança do trânsito na região, na medida em que possibilita a continuidade do fluxo pela via marginal – sem necessidade de utilização da pista principal da BR-101.

Além disso, a concessionária trabalha na esfera administrativa, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, para viabilizar o início da construção da ponte sobre o Rio Camboriú na marginal sul, que também é importante para facilidade de acesso ao novo Centro de Eventos local. A expectativa é de que este novo investimento seja incluído na próxima revisão tarifária – a ser publicada até o mês de maio.

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para eduardo@grupopln.com.br.

One thought on “Trânsito em viaduto da Via Gastronômica será modificado temporariamente por conta de obras da nova ponte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.