Trabalhos noturnos garantem produtividade nas obras do Contorno Viário de Florianópolis

Contorno Viário de Florianópolis Noturno
Foto: Arteris Litoral Sul

Com mais de 1.300 pessoas trabalhando na implantação do Contorno Viário de Florianópolis, um dos destaques das obras são os trabalhos noturnos desenvolvidos em alguns segmentos da futura rodovia. O trabalho noturno ocorre ao longo dos trechos Norte e Intermediário 2, em Biguaçu.

A continuidade dos trabalhos durante a noite contribui com o aumento da produção e possibilita o cumprimento dos prazos, especialmente durante o período considerado chuvoso em que as atividades de terraplenagem são bastante afetadas.

O engenheiro Marcelo Módolo, superintendente de investimentos do Contorno Viário de Florianópolis, explica que os trabalhos noturnos permitem uma otimização dos recursos mobilizados para a execução das obras melhorando a produtividade das atividades.

“Por conta de questões climáticas, não é possível a realização de atividade noturna de terraplenagem, mas atuamos em pontos estratégicos com transporte e aplicação de material pétreo, transporte e lançamento de areia para drenos, gravação de geodrenos (atividades típicas em regiões de solos moles) e temos também equipes atuando na execução de pontes e viadutos e no transporte das vigas pré-fabricadas. No caso de transporte de insumos como rocha e areia, a atividade noturna permite que criemos estoques destes materiais para aplicação também durante o dia”, completa.

Sobre o Contorno Viário de Florianópolis

O Contorno Viário de Florianópolis está sendo construído pela Arteris Litoral Sul com o objetivo de desviar o tráfego de longa distância da BR-101, na região de Florianópolis.

Os estudos realizados preveem que a rodovia irá proporcionar uma redução significativa na intensidade deste tráfego, melhorando a competitividade logística de Santa Catarina.

Com investimentos, até o momento, superiores a R$ 1 bilhão, o Contorno Viário de Florianópolis será uma rodovia classe zero, ou seja, um corredor expresso com velocidade operacional de 100 km/h em todo o percurso, seis acessos por meio de trevos, quatro túneis duplos, sete pontes, mais de 20 passagens em desnível e um total de 50 quilômetros de extensão, dos quais 34 já estão em obras.

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