Teste de inversão da Ponte Colombo Salles começou neste sábado, dia 3

Ponte Colombo Salles

Um pouco depois das 15h deste sábado, dia 3 de agosto, foi dado início ao teste de faixa reversível da Ponte Colombo Salles, em Florianópolis.

Primeiramente, foram colocados os cones. Depois, foi fechada a faixa mais à esquerda da Ponte Pedro Ivo Campos. Em seguida, a faixa mais à esquerda da Ponte Colombo Salles foi aberta para o fluxo de veículos em direção à Ilha.

Por volta das 15h45, os cones começaram a ser retirados da ponte. O trânsito nas duas pontes foi totalmente liberado um pouco antes das 16h.

A ideia é transformar uma das pistas da Ponte Colombo Salles em faixa reversível. Se tiver algum acidente na Ponte Pedro Ivo Campos, os veículos que entram na Ilha não passariam tanto tempo no congestionamento.

Por causa do teste de inversão, houve lentidão no trânsito, tanto na entrada da Ilha quanto na Avenida Gustavo Richard, no acesso à Ponte Colombo Salles.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil considerou a operação um sucesso. A reversão da faixa foi feita em 23 minutos, a operação foi feita em 19 minutos e a volta para o trânsito normal foi feita em 17 minutos, informou a Guarda Municipal de Florianópolis.

A gente está bem satisfeito com o teste. Nós precisamos agora quantificar, verificar alguns pontos que a gente já verificou ali que precisam de um certo afinamento. Mas aquilo que a gente se propôs a fazer foi concluído de forma extremamente exitosa”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto.

“Então a gente imagina que o próprio teste vai servir para uma situação real, onde a gente já tem justamente a dinâmica de como fazer e fazer com que a gente possa melhorar o trânsito de quem chega na Ilha de Santa Catarina de uma forma bastante segura, fazendo com que os veículos possam trafegar pela inversão, ou pela contramão de uma das pontes”, continuou o comandante.

Antes do início do teste de inversão, foi feita uma reunião com os órgãos envolvidos: Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesas Civis municipal e estadual, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

Plano de contingência das pontes

Plano de contingência das pontes
Teste de inversão das pontes (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Florianópolis)
Plano de contingência
Plano de contingência das pontes (Imagem: Reprodução/Prefeitura de Florianópolis)

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.