Tapera ganha infraestrutura de lazer à beira-mar

198
Foto: Cristiano Andujar/PMF
Publicidade

A Prefeitura de Florianópolis entregou nesta segunda-feira (28/03) a revitalização da Rua da Praia, cuja maior parte faz frente para o mar da Tapera, no Sul da Ilha. A obra conduzida pela Secretaria de Infraestrutura dotou a região de infraestrutura de lazer para deleite da comunidade, mas também promete ser atrativo para os turistas. E anunciou a ordem de serviço para elaboração do projeto e estudos ambientais relativos ao alargamento da faixa de areia da praia da Tapera, que é muito pequena. Essa obra está orçada em aproximadamente R$ 8 milhões.

“Para marcar os 349 anos da cidade entregamos mais esta obra na Tapera, que nos últimos anos vem recebendo a atenção que merece. É meu desejo que os cidadãos de Florianópolis tenham cada vez mais orgulho dessa terra abençoada em que nasceram ou escolheram para viver”, ressalta o prefeito Gean Loureiro.

Ao todo, no último ano foram investidos na revitalização, cujo projeto urbanístico coube ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), quase R$ 1,4 milhão. Sendo que a área próxima ao mar da Rua da Praia passou a dispor de um deck e de uma passarela com guarda-corpo de acesso à orla, ambos de madeira, que embelezaram ainda mais o lugar.

Publicidade

Ali também foi instalado playground e academia de ginástica ao ar livre com paisagismo de canteiros com arbustos, bicicletário e lixeiras. E mais: nova iluminação pública com rede elétrica toda subterrânea, além de rede de distribuição elétrica continuará aérea.

A Rua da Praia é acessada pela Rodovia Açoriana e tem 476,51 metros de extensão, sendo 334,90 metros voltados para o mar. Toda a via ganhou pavimento em paver (blocos de concreto intertravados), o que significa dizer que os 300 metros que já tinham pavimento com lajota, e o restante da rua, que ainda era de chão batido, foram qualificados.
Foram revitalizados os passeios (calçadas), que eram de concreto e passaram a também ser de paver – razão pela qual ficaram no mesmo nível da pista de rolamento – e ainda receberam bancos. Antes disso, foi feito o novo sistema de drenagem da via.

No mais, os serviços executados pela Arruda Ltda – EPP incluíram a implantação de vagas de estacionamentos e de baias de ultrapassagem para veículos de sentidos contrários, e sinalização viária. A revitalização da iluminação pública ficou a cargo da empresa Quantum Engenharia.

“A requalificação da orla da Tapera demonstra o quanto a atual gestão está olhando para todos os bairros da nossa capital. Mais dignidade e maior autoestima aos moradores deste bairro do Sul da Ilha”, comemora o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui