Serviço noturno na SC-406 faz 1 km de recapeamento em 10 dias

Recapeamento
Foto: Pedro Perez/PMF

A repavimentação asfáltica da SC-406 (Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga), entre o Rio Tavares e o Porto da Lagoa, chegou a um quilômetro nesta sexta-feira (30/09), após o início dos serviços, que vêm acontecendo à noite, há 10 dias, para evitar transtornos ao trânsito. O recapeamento aconteceu no trecho que vai do Elevado do Rio Tavares até o Multi Open Shopping, em meia pista. Se considerarmos as duas pistas, ocorreu em 700 metros.

Esse trabalho noturno está sendo executado desde o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 21h às 5h. Desde então, o tráfego foi desviado pela Avenida Pequeno Príncipe e pela Rua da Capela, e, quando necessário, será adotado o fluxo alternado de veículos em meia pista, através do sistema Pare e Siga, no ponto em que estão sendo realizados os serviços.

Além disso, as obras de revitalização dessa importante via entre o Sul e o Leste da Ilha conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura têm outra frente de trabalho em execução: a de restauração do sistema de drenagem. Ela foi iniciada na primeira quinzena de junho e acontece no período diurno, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, também em dias úteis e igualmente com apoio do sistema Pare e Siga, na área em que está sendo feita a obra.

Até o momento, a restauração do sistema de drenagem já foi realizada numa extensão de 3,1 km da SC-406, do Elevado do Rio Tavares até a Pedrita, faltando apenas cerca de 400 metros ou 15% da tubulação.

A obra

A Prefeitura está revitalizando a SC-406, ainda que seja uma rodovia estadual. A obra contempla o trecho municipalizado de 2,4 km, entre o Elevado e a Avenida Campeche, e mais 2,5 km da parte de responsabilidade do Governo do Estado, num total de 4,9 km, entre o Elevado do Rio Tavares, no Rio Tavares, e a Rua Vereador Osni Ortiga, no Porto da Lagoa, abrangendo, portanto, o Sul e o Leste da Ilha. Mas, ao todo, a via se estende por 8,3 km.

Dentre os serviços complementares, a principal novidade é a implantação de ciclofaixa bidirecional na lateral da rodovia, de forma descontínua, ou seja, vai variar de lado, conforme as larguras dos acostamentos da via, a fim de evitar desapropriações. Sendo que a ciclofaixa fará conexão com a ciclovia já existente na Osni Ortiga, e estará no mesmo nível das pistas de rolamento.

As obras representam um investimento no valor de R$ 11.847.000,00 e o prazo de conclusão total é de um ano.

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