A Prefeitura de São José, sob a gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila, inaugurou uma passarela sobre uma vala no rio Forquilhas, no Loteamento Zenaide, com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores ao Centro de Educação Infantil (CEI) San Marino.
A passarela, com oito metros de extensão, foi construída utilizando os restos de uma antiga ponte que foi destruída por caminhões durante a construção do Contorno Viário de Florianópolis.
A estrutura da ponte, que estava abandonada no pátio da Secretaria de Infraestrutura, foi reestruturada pelos funcionários da pasta para servir à comunidade.
As treliças da antiga ponte foram aproveitadas como corrimão na passarela, proporcionando mais conforto aos moradores da região.
A nova passarela vai ligar a Rua Irineu Kilpp, no Loteamento Zenaide, à Rua Natalício Haas, em Forquilhas, facilitando a travessia da vala para os moradores.
Antes da construção da passarela, os moradores precisavam atravessar uma “picada” no meio da vala, feita pelos próprios moradores, ou contornar o Loteamento, percorrendo cerca de dois quilômetros para chegar ao CEI.
A obra foi realizada com um investimento de R$ 10 mil pela Prefeitura de São José, e mais R$ 10 mil serão destinados para a implantação de um passeio e calçamento que facilitarão o acesso ao CEI.
Os moradores do Loteamento Zenaide aprovaram a construção da passarela, pois antes enfrentavam riscos ao atravessar a vala, e agora terão mais segurança e praticidade no trajeto.