Prefeitura de Joinville abre enquete para escolha de novo layout dos ônibus do transporte coletivo

De 16 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, os joinvilenses vão poder participar de uma enquete para ajudar a escolher o novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville. Para opinar, basta acessar o link e responder as perguntas.

São três opções criadas a partir da identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob). Os layouts consideram pontos relacionados com a segurança e manutenção dos veículos e foram criados de forma voluntária pela Busscar, empresa de ônibus que nasceu em Joinville e agora faz parte do grupo Caio Induscar.

Os modelos foram desenvolvidos a partir do trabalho de especialistas em design e em transporte coletivo. O projetista da Busscar, Samuel Macelllay, que há mais de 20 anos atua no desenho de modelos de ônibus, desenhou os layouts finais apresentados. Eles usam tons de azul, cinza e branco, cores da identidade visual do Simob, criada pela Mágica Comunicação.

Os novos layouts dos ônibus vão marcar o início da operação do Simob, que vai atuar após o fim da primeira licitação do transporte coletivo da cidade. Atualmente, o processo de licitação está em fase de tramitação interna do edital para ajustes finais antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sobre o Simob

Pela primeira vez em 50 anos, o transporte coletivo de Joinville passa por um processo de licitação que está sendo elaborado em diversas etapas. Nas primeiras fases foram realizadas pesquisas com a população além de estudos técnicos. E foi a partir destes resultados que foi criado o Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob).

O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência e tem como principal objetivo oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.

Entre as melhorias previstas estão wi-fi, monitoramento com câmeras e ar-condicionado em todos os veículos, reforma completa dos terminais de ônibus e manutenção dos abrigos para passageiros.

Deixe um comentário