Prefeitura de Florianópolis executa iluminação pública na nova ciclovia e passeio da Via Expressa Sul

Estruturas implantadas na revitalização e requalificação da rodovia vão receber 283 postes com luminárias de led

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Atenção Obra
Foto: Divulgação/PMF
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A Prefeitura de Florianópolis iniciou na quinta-feira (16/02) a execução da iluminação pública da nova ciclovia e passeio da Via Expressa Sul, a rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (SC-401). Isso, nos 5,2 km de extensão entre o Túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, e o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, na região central da cidade, que teve ampla revitalização e requalificação entregues pela administração municipal no ano passado. Assim, encerra-se a primeira etapa da transformação da rodovia em Beira-Mar Sul.

O investimento no valor de R$ 1.339.447,96 vai beneficiar diretamente a ciclovia de concreto armado bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) e o passeio (calçada) com acessibilidade implantados no lado esquerdo da rodovia, na direção do Sul da Ilha. O serviço será conduzido pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura e executado pela empresa especializada Red Energy Comércios e Serviços Ltda – EPP e ficará totalmente pronto em seis meses.

Ao todo, serão instalados 283 postes, com uma luminária do tipo led, cada.

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A revitalização e requalificação

Na primeira etapa da transformação da Via Expressa Sul em Beira-Mar Sul, o trecho contemplado teve os 10,4 quilômetros correspondentes às duas pistas de mão dupla da rodovia – sendo que cada pista tem três faixas, somando seis faixas – repavimentados e com sinalização viária renovada. Antes disso, ganhou sistema de drenagem nos oito pontos da via onde se fazia necessário, a fim de evitar acúmulo de água da chuva nas pistas, e fresagem (raspagem do asfalto velho) para maior aderência da nova capa asfáltica. O investimento foi de R$ 10.984.730,62.

Além do novo pavimento asfáltico mais condizente ao tráfego pesado, e a ciclovia e o passeio que deram mais segurança aos ciclistas e pedestres, a rodovia estadual ganhou tratamento paisagístico com a plantação de mudas ornamentais e árvores nativas e frutíferas. Além de serviço de limpeza pública contínuo: o que pode ser comprovado pelos meios-fios capinados, e pelos três canteiros centrais, podados e roçados, de forma rotineira.

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