Obras da nova ponte da Lagoa da Conceição chegam à metade da estrutura principal

A nova ponte da Lagoa da Conceição atingiu um marco importante nas obras. Metade da estrutura de concreto já está pronta, incluindo a ciclovia e o passeio público nos 100 metros iniciais da travessia entre o Centrinho e a Avenida das Rendeiras.

Avanço na estrutura da ponte da Lagoa da Conceição

A Prefeitura de Florianópolis finalizou a estrutura de concreto entre os pilares P1 e P4. Esse trecho inclui as faixas de rolamento, passeio e ciclovia. Agora, metade da ponte da Lagoa da Conceição conta com toda a base concluída.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Floripa no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Próximas etapas da construção da ponte

    Em maio, a previsão é finalizar os trechos entre os pilares P4 e P7 e, depois, até o P9. Em seguida, iniciam-se o asfaltamento, a pintura das pistas e a instalação de iluminação, guarda-corpos e barreiras. A abertura parcial ao tráfego deve ocorrer ainda neste semestre.

    Melhorias no entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição

    Além da ponte, a área ao redor está sendo revitalizada. Já foram entregues o trapiche que liga o novo terminal lacustre à ponte atual e parte da infraestrutura paisagística. A nova praça do Centrinho e outra praça nas Rendeiras também fazem parte do projeto.

    Benefícios ambientais e de mobilidade

    A nova ponte melhora a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena. Com vão e altura maiores, ela permite a passagem de embarcações maiores e reduz o impacto do trânsito na região.

    Características da nova travessia

    A estrutura terá 214 metros de extensão e 17 metros de largura. Ela contará com ciclovia bidirecional, dois passeios para pedestres e duas faixas para veículos. A nova geometria conecta melhor os modais e favorece a mobilidade urbana da região.

    Conclusão

    A nova ponte caminha para sua conclusão com avanços visíveis. O projeto alia engenharia, mobilidade e sustentabilidade, tornando-se um marco para o transporte e o urbanismo em Florianópolis.

    Deixe um comentário