Pesquisa avalia a qualidade do transporte coletivo de Blumenau

125
605 Blumenau
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau
Publicidade

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informa que fará um estudo para avaliar a qualidade do transporte público e a mobilidade urbana de Blumenau. A pesquisa será realizada de forma presencial, dentro dos ônibus, diretamente com os passageiros e avaliará o cenário atual do serviço com o objetivo de promover melhorias.

O estudo vai focar nas percepções dos clientes sobre a qualidade do serviço abordando aspectos como conforto, disponibilidade, segurança, entre outros. O trabalho será feito por oito pesquisadores, doutores e extensionistas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), contratados pela Prefeitura Municipal de Blumenau. Estes estarão devidamente identificados com crachás.

Além dos aspectos citados acima, o questionário contém perguntas sobre os perfis de uso e dos clientes com amostra desenhada para representar diretamente as pessoas que utilizam o serviço, e não apenas quem responde à pesquisa. 

Publicidade

A duração necessária para atingir a amostra estipulada na pesquisa quantitativa é de 21 dias com início no dia 13 de novembro. No total, serão 348 entrevistas distribuídas pelas linhas do transporte coletivo. Na quarta-feira, dia 8, os pesquisadores passarão por uma formação no auditório da SMTT, das 9h às 12h. No mesmo dia, das 13h30 às 16h30, será realizado um teste piloto de abordagem aos passageiros no Terminal Proeb.

“Seguimos com ações que buscam melhorar e qualificar ainda mais o transporte coletivo de Blumenau. Para isso, contamos com a colaboração da população que utiliza o serviço em responder e participar dessa pesquisa. A ideia é ter os dados de quem realmente usa o transporte, tendo um resultado altamente assertivo por contar com uma pesquisa presencial” explica o diretor de transportes da SMTT, Lairto Leite.

A pesquisa é uma parceria com a WRI Brasil pelo programa QualiÔnibus, desenvolvido pelo instituto que virá presencialmente à Blumenau, no dia 8, para ministrar a formação aos pesquisadores. Nesta ocasião, tanto representantes da Prefeitura, quanto representantes da WRI estarão disponíveis para entrevistas à imprensa.

O tempo de duração de cada entrevista varia de 10 a 15 minutos, por isso o foco estará nas entrevistas durante as viagens, dentro do transporte coletivo.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui