Pássaro dá “oi” para câmera da Arteris Planalto Sul em Monte Castelo

Essa já é a segunda aparição de pássaro registrada pelo Centro de Controle de Operações da concessionária em menos de 15 dias

114
Pássaro CFTV
Foto: Reprodução/Arteris Planalto Sul
Publicidade

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de novembro de 2021, por volta das 11h, uma nova aparição de um pássaro na câmera CFTV da concessionária Arteris Planalto Sul impressionou o operador do Centro de Controle de Operações, Diogo Willms, enquanto fazia o monitoramento de tráfego na rodovia. O pássaro, identificado como um Bem-Te-Vi-Rajado (Myiodynastes maculatus), deu um “oi” rápido e exibiu toda sua beleza para câmera do quilômetro 101 na BR-116 (Santa Catarina), em Monte Castelo.

O Bem-Te-Vi-Rajado é uma espécie de ampla distribuição no Brasil, quase tão comum quanto o Bem-Te-Vi. A espécie não está ameaçada de extinção e alimenta-se de insetos e pequenos frutos, sendo fundamental no controle dessas populações e na dispersão de sementes no ambiente.

Segundo o analista de meio ambiente da Arteris, Alcio Schlickmann, esse “oi” na verdade é um grande embate do pássaro com “outro animal”. “Devido essa espécie ser bem territorialista, ao se ver no reflexo da lente da câmera, o pássaro provavelmente começou uma disputa com o próprio reflexo pelo território”, comenta o especialista.

Publicidade

Essa já é a segunda aparição de pássaro registrada pelo operador Diogo durante a atuação na sua função. A primeira foi o famoso papagaio, que circulou o mundo com sua brincadeira de esconde-esconde no quilômetro 115 da BR-116 (Paraná), em Curitiba, trecho também administrado pela Arteris Planalto Sul.

“A gente acaba percebendo a diferença de imagem, de cores no equipamento. Foi a mesma situação do papagaio, eu percebi a movimentação da câmera, chamou minha atenção e pude ter essa experiência de acompanhar esse animalzinho dando as caras por alguns segundos na tela, chamei meu colega para acompanhar. É muito interessante receber essas visitas inesperadas, muito gratificante”, relata.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui