Obras da terceira faixa na BR-101 exigem novas mudanças no trânsito interno de Palhoça

630
BR-101 Palhoça
BR-101, na altura do quilômetro 215, em Palhoça (Foto: Reprodução/Google Street View)
Publicidade

Em função das obras de implantação da terceira faixa em um trecho de 15 quilômetros no sentido Norte da BR-101 na Grande Florianópolis, algumas alterações precisarão ser feitas no trânsito interno em Palhoça. As modificações serão feitas em interligações com a via marginal nas proximidades dos túneis que ligam os bairros Jardim Eldorado e Ponte do Imaruim (quilômetro 211) e os bairros Caminho Novo e Centro (quilômetro 214).

A primeira mudança acontece neste sábado, dia 17 de abril de 2021. A concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pela obra, vai liberar a nova agulha de acesso da Rua Papa Paulo VI para a via marginal da BR-101, na Ponte do Imaruim, nas proximidades da Rua Graciliano Ramos.

Com isso, a Rua Graciliano Ramos passa a ter sentido único, a partir da Rua Papa Paulo VI até a Avenida Elza Luchi. Ou seja: quem trafega pela Avenida Elza Luchi, por exemplo, não poderá mais acessar a Rua Graciliano Ramos (rua da Pizzaria Figaro’s) como rota até a marginal da BR-101.

Publicidade

O atual acesso da Rua Papa Paulo VI para a via marginal, logo após a Rua Princesa Isabel, será bloqueado.

Na quarta-feira, dia 21 de abril, haverá a liberação da nova agulha de descida da via marginal para a Rua Papa Paulo VI, logo após o viaduto do quilômetro 211. A partir de quarta-feira, quem vem do túnel não poderá mais seguir reto para atravessar a Rua Papa Paulo VI e entrar na Rua Vinícius de Moraes, como é feito hoje. O acesso à Ponte do Imaruim passará a ser realizado por meio da nova agulha, com a entrada após o viaduto e a saída logo depois do posto Petrobras.

A Rua Papa Paulo VI passará a ter sentido único de circulação, na direção Norte, entre a Rua Princesa Isabel e o viaduto do quilômetro 211.

Próximo ao viaduto do Caminho Novo

O segundo trecho com alterações fica na altura do quilômetro 214, próximo ao viaduto do Caminho Novo e da Praça das Bandeiras. As modificações passam a valer a partir do dia 24 de abril, um sábado.

Foi criada uma nova agulha de descida, da via marginal para a Rua Amaro Ferreira de Macedo, logo após o viaduto, viabilizando o acesso ao município para quem transita pela marginal. Este novo acesso estará aberto a partir do dia 24 de abril.

O trânsito no viaduto irá operar somente em mão inglesa – sem possibilidade de travessia em direção ao Centro pela Rua Coronel Bernardino Machado, que passará a ter sentido único, da Avenida Barão do Rio Branco até a Rua Amaro Ferreira de Macedo (que também terá sentido único de circulação, no sentido Norte, em direção à Havan).

O semáforo existente na Rua Barão do Rio Branco, na esquina com a Rua Coronel Bernardino Machado, será desativado. Quem chegar a este cruzamento, terá três opções: seguir pela Rua Barão do Rio Branco, em direção à Avenida Prefeito Nelson Martins; dobrar à direita, para acessar as duas pistas da Rua Coronel Bernardino Machado na direção da BR-101 (sentido inverso ao atual); ou dobrar à esquerda, para acessar as duas pistas da Rua Coronel Bernardino Machado, e em seguida, entrar na Rua José Maria da Luz.

Quem vem pela Rua 24 de Abril não poderá mais acessar a Rua Coronel Bernardino Machado – hoje, isso é possível, em mão inglesa.

Outra alteração envolve a Rua José Alfredo de Brum (lateral do colégio Governador Ivo Silveira), que também terá sentido único, a partir da Rua Amaro Ferreira de Macedo na direção da Rua Barão do Rio Branco.

Em caso de dúvida ou para mais informações, basta entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 725 1771.

A terceira faixa

Os trabalhos para a implantação da terceira faixa nesse trecho da BR-101 na Grande Florianópolis iniciaram no dia 22 de fevereiro. A obra é uma das reivindicações que a Prefeitura de Palhoça fez na ação civil pública ajuizada contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a própria Arteris Litoral Sul, há dois anos.

A ação teve o objetivo de exigir medidas efetivas para resolver o problema da falta de mobilidade urbana na Região Metropolitana. O trânsito dentro de Palhoça é o mais atingido pela demora na finalização da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, já que motoristas utilizam as vias internas como rota alternativa para fugir das longas filas que se formam na BR-101.

A terceira faixa inicial no quilômetro 215,7, logo após a ponte sobre o Rio Passa Vinte, nas proximidades do acesso à Praça das Bandeiras, e termina no quilômetro 200,4, no bairro Serraria, em São José. Com um investimento orçado em R$ 48 milhões, a obra terá a duração de 12 meses.

A obra consiste em uma adequação estrutural do acostamento existente para a implantação de nova faixa, aplicação de nova camada asfáltica, correções de geometria do traçado e correção e ampliação de 23 acessos às marginais, garantindo manobras mais seguras de entrada e saída na rodovia.

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  1. na Graciliano ramos (do lado da pizzaria figaros ) ? tinha guardinha ali hj na avenida e entrei na rua bem na frente deles agora n sei se já podem multar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui