Treze dias após o início das operações do Contorno Viário de Florianópolis, a concessionária Arteris Litoral Sul já observou uma significativa melhora no fluxo de veículos e uma redução de 13% nos acidentes no tronco principal da BR-101, em comparação com o período anterior à inauguração.
O Centro de Controle Operacional da concessionária realizou a análise entre os dias 10 e 22 de agosto, utilizando dados coletados das praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça, em ambos os sentidos, e dos controladores de tráfego localizados nos quilômetros 190,8 Sul e 191,4 Norte.
O monitoramento das câmeras confirma a melhoria no trânsito na via principal da BR-101, graças ao desvio de parte do tráfego para o novo Contorno Viário.
O diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, César Sass, destacou que em breve serão instalados outros dispositivos para medir com maior precisão o impacto positivo do Contorno na mobilidade da população catarinense.
Durante o período analisado, cerca de 55.178 veículos utilizaram o Contorno Viário de Florianópolis no sentido Sul, representando 14,5% do tráfego total no pedágio de Porto Belo, enquanto 50.746 veículos transitaram no sentido Norte, correspondendo a 13,4% do pedágio de Palhoça.
Esses números indicam uma média diária de 8.148 veículos utilizando o novo trecho, divididos entre os dois sentidos.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem monitorado o desempenho do novo corredor expresso e demonstrou satisfação com os resultados iniciais.
Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, afirmou que o Contorno Viário de Florianópolis já está cumprindo seu papel de aliviar o trânsito e aumentar a segurança na BR-101, com expectativas de melhorias adicionais à medida que os motoristas se adaptam ao novo trajeto.
No entanto, a Arteris Litoral Sul identificou que muitos veículos continuam a utilizar a BR-101, especialmente para tráfego de longa distância.
Aproximadamente 18 mil veículos no sentido Norte e 17.700 no sentido Sul passaram pelas praças de pedágio de Porto Belo e Palhoça sem acessar o Contorno Viário, possivelmente devido à falta de atualização dos sistemas de rastreamento de veículos de transporte de carga, que podem bloquear o acesso a rotas fora da pré-definida como medida de segurança.
O Contorno Viário de Florianópolis é uma obra de grande magnitude, composta por 50 km de pista dupla, seis acessos, quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes.
Com um investimento de R$ 3,9 bilhões, o novo corredor expresso desvia o tráfego de longa distância da Região Metropolitana de Florianópolis, aliviando o congestionamento na BR-101.
Estima-se que o novo trajeto reduza o tempo de viagem em até 50%, e que 18 mil caminhões por dia deixem de utilizar a BR-101, passando a trafegar pelo Contorno Viário entre Biguaçu e Palhoça.
Seria interessante fazer um video mostrando como transitar e como acessar esses desvios. Eu, que viajo para Itapema eventualmente, de Porto Alegre, sofro alguma mudança?