Prefeitura de Joinville implanta lombadas para melhorar segurança no trânsito

Lombada

Durante os meses de maio e junho, a Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), realiza a implantação de 35 novas lombadas, em diferentes bairros da cidade.

Utilizadas como redutores de velocidade, as lombadas podem ser instaladas em determinados tipos de via, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos pela Resolução 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e pela análise multicritérios do Detrans.

“As lombadas só podem ser implantadas nas vias locais e coletoras. Já nas arteriais, o controle geralmente é feito por equipamentos eletrônicos, como semáforos ou radares. Também não é possível instalar as lombadas em curvas. Nos morros e declividades, deve-se obedecer a um percentual máximo de inclinação”, explica o gerente de Operações do Detrans, Guilherme Belegante.

Entre os critérios analisados, também está a questão da fluidez do trânsito. Ou seja, dependendo do local ou da distância entre os dispositivos, em vez de auxiliarem, as lombadas podem comprometer o fluxo do trânsito.

“Caso implantássemos todos os redutores que são solicitados, teríamos uma lombada a aproximadamente a cada 650 metros na cidade”, informa Guilherme.

Depois da aprovação da viabilidade técnica, o Detrans instala a sinalização vertical no local onde a lombada será implantada, que inclui placa 50 metros antes da elevação onde também é afixada a indicação da velocidade máxima de 30 quilômetros por hora e a placa com a seta indicativa no local.

“Fazemos a sinalização geralmente 15 dias antes da implantação da lombada, justamente para que as pessoas que passam diariamente pelo local, se acostumem com o novo dispositivo e não sejam pegas de surpresa. Quanto à pintura da lombada, é feita normalmente 12 horas após a sua instalação porque precisamos esperar o tempo de cura do pavimento. Até a conclusão da pintura, são mantidos dispositivos auxiliares de sinalização, como cones, que servem de alerta”.

Lombadas e faixas elevadas

Enquanto as lombadas têm a função de reduzir a velocidade, as faixas elevadas garantem a acessibilidade para pedestres, ciclistas e cadeirantes na travessia da pista.

“Por consequência, as faixas elevadas acabam gerando redução de velocidade, mas sua função principal é a acessibilidade”, reforça o gerente do Detrans.

As solicitações para implantação de lombadas devem ser feitas pela Ouvidoria do município, pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura. Os pedidos serão avaliados tecnicamente pela equipe do Detrans.

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