Nesta semana, diversos incidentes nas rodovias de Santa Catarina destacam a importância da segurança no trânsito e o papel crucial da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em monitorar e manter a ordem nas estradas.
Desde a fiscalização de excessos de velocidade até a abordagem de transporte irregular de carga, os eventos registrados servem como um alerta sobre as práticas perigosas e a necessidade de respeito às normas de trânsito.
Excesso de velocidade na SC-437
Na manhã de terça-feira, um condutor foi flagrado dirigindo a 159 km/h na SC-437, em Imaruí, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.
Essa infração destaca o perigo do excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves nas estradas.
Transporte irregular de carga em motocicleta
Outro incidente ocorreu em Biguaçu, na altura do km 6 da SC-407. Um motociclista foi abordado pela guarnição do 1º Batalhão da PMRv enquanto transportava uma escora de madeira em sua moto.
Ao ser questionado, ele disse que a madeira seria usada para construir uma casinha para seu cachorro.
De acordo com o artigo 244, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transportar cargas incompatíveis com as especificações da motocicleta.
Um veículo adequado teve que ser chamado para transportar a carga de maneira segura.
Motociclista em risco na BR-101
Imagens enviadas por um seguidor à PMRv no Instagram mostram um motociclista seguindo perigosamente perto de uma carreta na BR-101, em Palhoça.
Esse comportamento imprudente, conhecido como “pegar o vácuo”, coloca a vida do motociclista em risco desnecessário.
O artigo 192 do CTB prevê multa para quem não mantém distância de segurança adequada entre veículos.
Especialistas recomendam uma distância de dois a três segundos do veículo à frente para garantir segurança.
Colisão na SC-480
Uma câmera de monitoramento capturou o momento exato de um acidente próximo ao Posto 25 da PMRv, em Chapecó, também na terça-feira, às 16h15.
O sinistro envolveu um caminhão de Alpestre/RS e um automóvel de Jacutinga/RS. O caminhão colidiu lateralmente com o automóvel, resultando no tombamento do caminhão.
No carro, estavam uma mulher de 60 anos, uma mulher de 30 anos e uma criança de um mês, que sofreram apenas lesões leves e foram encaminhadas ao Hospital Regional do Oeste pelo Samu.