Grupo de Trabalho é criado para discutir projetos ferroviários de SC

219
Publicidade

Um Grupo de Trabalho formado por representantes do Estado, setor produtivo, empresas concessionárias e portos catarinenses terá a missão de discutir os projetos ferroviários de Santa Catarina. O objetivo da proposta da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) é ampliar o debate sobre os projetos que estão em desenvolvimento e as futuras propostas para novos trechos.

“Esse resultado é justamente o que nos motivou a criar a secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Santa Catarina precisava de um olhar especial para acelerar projetos importantes, tirar do papel e transformar em ações concretas”, disse o governador Jorginho Mello

“Temos dois projetos em andamento que serão entregues em outubro de 2024, mas temos outras ideias e propostas que precisam ser discutidas com a sociedade organizada. Nenhum outro traçado será definido sem um amplo debate”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.

Publicidade

A portaria que cria o GT já foi publicada no Diário Oficial do Estado, com as respectivas indicações dos representantes das instituições. Formam o GT membros das Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Ferrovia Tereza Cristina, Rumo, SCPar, Porto de São Francisco do Sul, Porto de Imbituba, Portonave, Porto de Itapoá e Porto de Itajaí.

O Estado investe atualmente R$ 31,5 milhões em dois projetos para novos traçados de ferrovias. Um deles, liga Chapecó até Correia Pinto e outro entre Navegantes e Araquari. Juntos eles somam 381 km e aumentam em 50% a malha ferroviária catarinense.

Além da avaliação do andamento destes projetos, o GT discutirá o futuro de novas propostas e novos trechos que poderão aumentar as conexões entre as regiões do estado, com a malha nacional e principalmente com os portos que conectam o Estado com o mundo.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui