Governador Jorginho Mello visita obra da Casan para melhorar abastecimento de água em Santa Catarina

182
Publicidade

O governador Jorginho Mello fez uma visita técnica às obras da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) no projeto Rio Chapecozinho, localizado em Xanxerê, na região Oeste de Santa Catarina.

O objetivo do projeto é reduzir as dificuldades de captação de água nas cidades de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Coronel Freitas, Bom Jesus e Cordilheira Alta.

O governador enfatiza a determinação de investimentos da Companhia para melhorar o abastecimento de água no interior do estado desde o início de seu mandato.

Publicidade

A obra em andamento em Xanxerê tem como propósito minimizar os impactos da crise hídrica.

Após a conclusão, a obra irá transportar água tratada por uma rede de abastecimento ao longo de 58 km.

A água bruta será captada de uma adutora no Rio Chapecozinho, em Bom Jesus, e seguirá para a Estação de Tratamento de Água em Xanxerê.

Em seguida, será direcionada às cidades vizinhas de Xaxim, Xanxerê, Bom Jesus, Coronel Freitas e Cordilheira Alta, chegando até Chapecó.

O projeto Chapecozinho contemplará quatro reservatórios com uma vazão de 1.250 litros por segundo e uma reserva de água de 17,5 milhões de litros.

Esta é a maior obra de sistema de abastecimento de água em andamento em Santa Catarina.

O investimento do Governo do Estado nesse projeto é de aproximadamente R$ 380 milhões, com pagamentos em dia.

Atualmente, a obra está com 40% do cronograma físico concluído, e a expectativa é finalizá-la até o primeiro semestre de 2025.

O diretor de Operação e Expansão da Casan, Joel Horstmann, destaca que a estação de tratamento auxiliará os municípios afetados pela escassez hídrica e atenderá à demanda de água nas cidades da região pelos próximos 20 anos.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui