A Prefeitura de Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, anunciou que a partir de 1º de março, o transporte coletivo será gratuito.
Garopaba se torna a terceira cidade catarinense a implementar a tarifa zero, juntamente com Governador Celso Ramos e Forquilhinhas.
A mudança ocorreu após uma repactuação do contrato com a empresa de transporte Expresso Garopaba, após um acordo judicial e a retirada de um projeto semelhante que estava em tramitação desde abril de 2022.
O custo será financiado por meio de subsídios, com base na quilometragem rodada mensalmente, no valor de R$ 10,39 por km.
A empresa de transporte precisará fornecer um sistema de controle de passageiros e quilometragem, além de seguir os horários e itinerários estabelecidos.
A Prefeitura espera que a gratuidade do transporte coletivo alivie o tráfego na cidade de 30 mil habitantes, reduza a emissão de gases poluentes e garanta o direito de locomoção.
Atualmente, 55 cidades no Brasil oferecem transporte coletivo gratuito, a maioria delas é de pequeno porte, com menos de 250 mil habitantes.