Encaminhado no início de 2020 para análise técnica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o edital do transporte público de Itajaí será aperfeiçoado. Os ajustes são realizados de acordo com as recomendações do órgão estadual pelo Laboratório de Transporte e Logística, da Universidade Federal de Santa Catarina e pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
Segundo os técnicos da gestão municipal, a avaliação dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina foi criteriosa e apontou algumas alterações. As sugestões são relacionadas a atualizações de preços de insumo, nomenclatura em planilhas de custo e a utilização de índices de reajustes de tarifa. O aperfeiçoamento garantirá maior sustentabilidade financeira na concessão pública.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Laboratório de Transporte e Logística já trabalham nos ajustes para encaminhar o edital aperfeiçoado ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Após o sinal verde do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o documento segue para a Secretaria Municipal de Governo, quando se dará a abertura da concorrência pública.
Conheça as propostas do edital do transporte público
A nova licitação será inovadora no pagamento das tarifas, baldeações e acompanhamento do trajeto via aplicativo. O documento também estabelece a quantidade mínima de ônibus e o tempo de concessão. Tudo isso para oferecer o transporte público que os itajaienses anseiam e merecem.
Um dos desejos da população era a possibilidade de se pagar uma tarifa única e utilizar o serviço de transporte durante todo o dia. O novo edital prevê essa vantagem: uma tarifa com embarques ilimitados durante o dia. Outro pedido dos moradores que será atendido é o aumento da frota de ônibus.
O edital exige a disponibilização de no mínimo 45 ônibus, sendo 13 micro-ônibus e cinco articulados. Todos os veículos deverão contar com ar-condicionado, sistema de Wi-Fi e entradas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos.
Essa quantidade de ônibus transitará na cidade por linhas circulares, alimentadoras, troncais, especiais e rurais. Com essa nova lógica no transporte público, o passageiro não precisará fazer a baldeação nos terminais de ônibus, além de oferecer um sistema utilizado em metrôs com linhas azuis, amarelas e verdes para identificar cada rota.
Itajaí Decide
Ferramenta de consulta popular criada pela Prefeitura de Itajaí, o Itajaí Decide foi um dos norteadores das propostas para concessão do transporte público municipal.
Entre as escolhas dos itajaienses contempladas no edital está a prioridade para o pedestre na mobilidade urbana, a tarifa única com viagens ilimitadas, descontos e benefícios para passageiros de transporte público, faixas exclusivas e prioritárias para ônibus e aplicativo para acompanhamento dos ônibus.
O edital também leva em consideração o estudo elaborado pelo Laboratório de Transporte e Logística, da Universidade Federal de Santa Catarina para a concessão de 20 anos do transporte público na cidade.
Vantagens para os passageiros
A compra da passagem única válida por um dia será opcional. O passageiro também poderá adquirir planos semanais e mensais. Nestas modalidades, os passageiros poderão ter um plano de vantagens com descontos nas passagens e até em lojas, parques e cinema. Já os que não utilizarem muito o serviço, poderão optar pelo pagamento de viagens individuais.
Além disso, as baldeações e trocas de linhas sem acréscimo no valor da passagem serão ilimitadas e possíveis em qualquer ponto de ônibus do percurso. A medida visa a incentivar a integração com outras formas de se transportar como bicicleta, patins.
Atualmente, o passageiro precisa trocar de linhas sem custos só nos terminais Cordeiros, Fazenda ou Ressacada para mudar de rota. O pagamento das passagens também será flexibilizado pela internet e aplicativos.