Dia do Motociclista: Segurança e Cuidados Essenciais no Trânsito

176
Publicidade

Neste dia 27 de julho, celebra-se o Dia do Motociclista e, pensando na segurança desses condutores que enfrentam diariamente o trânsito, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ressalta alguns elementos essenciais.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em 2022, ocorreram 1.415 mortes no trânsito, sendo 462 delas de motociclistas, representando mais de 30% do total.

Atenção é primordial para evitar acidentes.

Publicidade

Os motociclistas devem estar atentos aos movimentos de veículos e pedestres, evitando distrações como o uso de celular e fones de ouvido.

Cruzamentos são pontos críticos, exigindo velocidade reduzida e atenção à sinalização.

Manter uma distância adequada dos outros veículos, evitar corredores e nunca pilotar em ziguezague ou em pontos cegos são medidas importantes para garantir a visibilidade e evitar colisões.

Ultrapassagens devem ser feitas somente em locais permitidos e pela esquerda.

É fundamental utilizar acessórios de proteção, como capacetes presos ao queixo e com a viseira abaixada, luvas, jaquetas e roupas refletivas para aumentar a visibilidade em condições de baixa luminosidade.

Certifique-se de que o capacete possui o selo do Inmetro e está dentro da validade.

Conhecer a sua motocicleta é essencial, pois cada modelo possui características distintas, como velocidades e pesos.

Além disso, manter a revisão periódica em dia é fundamental para garantir o bom funcionamento dos componentes da moto, como pneus, corrente, sistema elétrico, freios e combustível.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui